26 abril, 2024

Últimas:

Chefe da ONU se diz ‘profundamente perturbado’ por ataque de Israel a prédio da imprensa em Gaza

Anúncios

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, afirmou estar “consternado” com as mortes de civis em Gaza e “profundamente perturbado” pelo ataque de Israel contra um prédio que abrigava escritórios da imprensa internacional, segundo um porta-voz em um comunicado divulgado neste sábado (15).

As declarações foram feitas depois dos ataques aéreos de Israel contra a Faixa de Gaza que provocaram a morte de 10 membros de uma mesma família e a destruição de um edifício de 13 andares onde estavam os escritórios do canal Al Jazeera e da agência de notícias Associated Press. Militantes palestinos também disparam mísseis contra o território israelense.

Anúncios

Mísseis israelenses destroem prédio em Gaza que abrigava órgãos de imprensa (Fotos: Reprodução)

Guterres ficou “consternado” com o “crescente número de vítimas civis, incluindo a morte de dez membros de uma mesma família, incluindo crianças, como resultado de um ataque aéreo israelense na noite passada”, disse seu porta-voz, Stephane Dujarric, na nota.

O secretário-geral da ONU também está “profundamente perturbado pela destruição em um ataque aéreo israelense hoje de um arranha-céu na cidade de Gaza que abrigava os escritórios de várias organizações internacionais de mídia”.

Anúncios

“O secretário-geral lembra a todas as partes que qualquer ataque indiscriminado contra civis e estruturas da mídia viola o direito internacional e deve ser evitado a todo custo”, ressaltou.

Os ataques aéreos e de artilharia israelenses em Gaza mataram 145 pessoas desde segunda-feira, incluindo 41 crianças, e feriram outras 1.100, de acordo com autoridades de saúde palestinas, no pior episódio de violência na região desde 2014.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em imagem de 4 de fevereiro — Foto: Angela Weiss/AFP
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres (Foto: Reprodução)

Grupos armados palestinos dispararam pelo menos 2.300 foguetes contra Israel, matando 10 pessoas, incluindo uma criança e um soldado, e ferindo mais de 560 israelenses. As defesas aéreas israelenses interceptaram grande parte dos mísseis disparados.

O chefe do Departamento de Estado dos EUA para assuntos israelenses e palestinos, Hady Amr, conversará com líderes israelenses no domingo antes de se reunir com funcionários palestinos para buscar uma “calma sustentável”, disse a Casa Branca.

O Conselho de Segurança da ONU se reunirá no mesmo dia para discutir o conflito.

Fonte: Yahoo!

Últimas

A importância crescente dos profissionais técnicos no Brasil em uma Era Digital

25/04/2024

Anúncios No Brasil, a demanda por profissionais técnicos vem crescendo consistentemente, mesmo em um contexto de...

Categorias