domingo, 03 julho, 2022
O começo de 2022 marca também o início de uma nova era para a Fórmula 1. Na temporada que se iniciará em março, será introduzido o novo carro conforme o novo regulamento técnico da categoria. Para desenvolvê-lo, porém, as equipes que não protagonizaram a briga pelo título em 2021 podem ter tido vantagem; é o que acredita Toto Wolff, chefe da Mercedes, octacampeã de construtores.
– Operamos com o mesmo teto orçamentário e conceitos muito novos, conforme os quais equipes tinham um pouco mais de permissão para trabalhar de acordo com sua classificação no campeonato. Portanto, é bem possível que os times que não brigaram pelo título esse ano, seja Ferrari, McLaren, Aston Martin ou Alpine, possam criar conceitos inteligentes e fazer tudo certo – opinou o austríaco.
Enquanto Mercedes e RBR batalhavam pelo título, Ferrari e McLaren protagonizavam uma briga própria pelo posto de terceira força da F1, com a escuderia saindo na frente e terminando 2021 em terceiro lugar.
Abaixo delas, Alpine e AlphaTauri também disputaram acirradamente o último posto entre as cinco primeiras, mas a vitória de Esteban Ocon e o pódio de Fernando Alonso em 2021 ajudaram a equipe francesa.
Na busca por uma pontuação consistente, Aston Martin, Williams e Alfa Romeo ocuparam as posições seguintes, tendo a Haas zerada, no último lugar da tabela.
O regulamento técnico que entra em vigor em 2022 deveria ter se firmado em 2021, mas foram adiados em 2020 devido à pandemia do coronavírus. Algumas, porém, já passaram a valer desde a temporada passada, como o teto orçamentário de US$ 145 milhões (cerca de R$ 800 milhões).https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Em 2021, passou a valer a regra que dá mais tempo de testes nos túneis de vento e desenvolvimento aerodinâmico para as equipes com as piores posições no campeonato anterior; assim, a Haas, última colocada, receberia mais oportunidades de trabalho do que a campeã Mercedes, por exemplo.
– Podemos esperar uma briga muito mais acirrada por vitórias e títulos do que antes, e isso é emocionante – previu Wolff.
Com exceção da Ferrari, que já se disse otimista para a temporada de 2022, as equipes pouco falam sobre o trabalho no carro novo, que terá uma asa dianteira maior e integrada com os pratos laterais, calotas nas rodas e aletas cobrindo os pneus, além de refazer completamente o design da asa traseira.
Uma das novidades do regulamento novo é a volta do conceito de efeito-solo, no qual a maior parte da pressão aerodinâmica é gerada pelo assoalho do carro, e não pelas asas e demais apêndices. A expectativa é que os monopostos andem mais próximos, sobretudo nas curvas, e que hajam mais disputas.
New year. New Me-rcedes. 🖤😉 pic.twitter.com/y9SIEKaFhY
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) January 1, 2022
Chefe da RBR, Christian Horner dirigiu a equipe numa disputa intensa contra a Mercedes na F1 em 2021. O britânico nega que o time tenha deixado de dar atenção para o desenvolvimento do carro de 2022, apesar da dedicação na briga pelo título:
– Tenho certeza de que cada equipe fez o que achava certo, mas é aí que nossa equipe se destaca, porque desenvolver o carro conforme os novos regulamentos e manter o foco no carro deste ano exigiu um esforço monumental de todos. Só veremos a realidade quando voltarmos em alguns meses, com carros completamente novos. Eles parecem diferentes, mas quem está certo, quem está errado? Tudo começa de novo.
A Fórmula 1 retornará em 20 de março, com o GP do Bahrein, abertura do campeonato. Antes, os pilotos conhecerão os novos carros nos testes de pré-temporada, em fevereiro.
Fonte: G1
O Palmeiras desperdiçou neste sábado uma grande chance de abrir vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro,...
Leia Notícias – O Jornal de Botucatu/ Grupo Leia Notícias Site/Jornal Impresso/Site
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |