26 abril, 2024

Últimas:

Cetesb investiga mortandade de peixes em lagoa de distrito em Piracicaba

Anúncios

Vários peixes foram encontrados mortos em uma lagoa no distrito de Tanquinho, em Piracicaba (SP), na manhã desta quinta-feira (7). A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) investiga o caso.

A lagoa, que fica na zona rural do município, pertence a uma usina. Imagens mostram ela praticamente vazia e dezenas de peixes mortos na água. Ainda não é possível calcular a quantidade de animais mortos.

Anúncios

Moradores do distrito afirmam que não é a primeira vez em que há mortandade de peixes no local, e que nos últimos dias, vários animais têm aparecido mortos na água.

Cetesb investiga mortandade de peixes no distrito de Tanquinho, em Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/EPTV
Cetesb investiga mortandade de peixes no distrito de Tanquinho, em Piracicaba (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)

Um funcionário do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) esteve no local após uma denúncia de um morador, que disse que a usina abriu a comporta do tanque que “puxou” a água da lagoa.

Anúncios

“Dessa abertura [do tanque], morreram milhares de peixes e também baixou [o nível] do tanque dessa usina em mais de cinco metros. Só que o tanque tem dezenas de metros de comprimento, então o volume de água que saiu daqui foi muito grande”, explica José Carlos Magazine.

“Agora o que chama a atenção, da pessoa que fez isso, é a falta de consciência com o meio ambiente, principalmente no momento de crise hídrica que nós estamos passando”, completou.

Dezenas de peixes foram encontrados mortos em lagos no distrito de Tanquinho, em Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/EPTV
Dezenas de peixes foram encontrados mortos em lagos no distrito de Tanquinho, em Piracicaba (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)

Órgãos ambientais investigam caso

Uma equipe da Cetesb esteve no local e colheu material para fazer análise da água e investigar a causa da mortandade. Em nota, a companhia diz que já tinha ido até o local na terça (5) e que o problema é relacionado com a estiagem, já que a represa está praticamente seca.

“Não verificamos hoje nova mortandade. Também, o oxigênio está em níveis muito baixos, o que dificulta a sobrevivência da vida aquática. Não foi constatado nenhum lançamento de poluentes, sendo a causa mais provável a escassez de água, juntamente com o baixo nível de oxigênio dissolvido”, comunicou.

Já a Fazenda Capuava, responsável pela represa, enviou nota na qual diz que a diminuição do nível e mortandade dos peixes é de causa desconhecida.

“A Fazenda Capuava foi surpreendida com o ocorrido e está cooperando com as Autoridades Públicas para que a causa da diminuição do volume de água de uma lagoa no Bairro Tanquinho e da mortandade de peixes no local seja identificada o mais rápido possível”, informou. Disse, ainda, que aguarda o laudo técnico com resultado das amostras coletadas.

A Polícia Militar Ambiental apontou que uma das suspeitas é de que visitantes abriram a vazante da represa, o que baixou o nível da água, causando falta de oxigênio e a mortandade. Segundo a corporação, será confeccionado um termo de vistoria ambiental, que será encaminhado à delegacia de polícia para instauração de inquérito.

Fonte: G1

Últimas

A Deriv promove Rakshit Choudhary de COO para co-CEO

26/04/2024

Anúncios Rakshit Choudhary foi promovido a co-CEO, juntando-se ao fundador e CEO Jean-Yves Sireau A Deriv...

Categorias