22 de setembro, 2024

Últimas:

Cesário Lange registra recorde de apreensão de drogas e fica entre cidades com maiores flagrantes de SP

Anúncios

Apenas nos primeiros quatro meses de 2023, policiais apreenderam em Cesário Lange, cidade na região de Itapetininga (SP), mais de uma tonelada de maconha. Com menos de 20 mil habitantes, o município está entre os 10 que mais apreenderam drogas neste ano no estado de São Paulo, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Os dados, obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram que 1.033 quilos de drogas foram apreendidos entre janeiro e abril de 2023. Já no ano passado, no mesmo período, foram pouco mais de dez quilos. Na proporção, a cidade registrou um aumento de 9.766% flagrantes.

Anúncios

A maior apreensão, responsável por elevar as estatísticas, ocorreu em 1º de abril. Na ocasião, um homem de 47 anos abandonou um carro carregado com mais de uma tonelada de maconha em uma estrada rural da cidade. O suspeito foi preso.

Polícia apreende mais de uma tonelada de maconha em Cesário Lange (Foto: Polícia Rodoviária/ Divulgação)

Os números gerais do município, contudo, só foram disponibilizados pela SSP meses após a apreensão recorde, que colocou Cesário Lange entre as 10 cidades que mais apreendaram entorpecentes no início deste ano. Confira números abaixo:

Anúncios

Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP)

Somente em Itapetininga, sete em cada 10 presos cumpre pena por tráfico de drogas. Uma advogada especialista em direito penal comentou a necessidade de aliar a medida com políticas efetivas de ressocialização destas pessoas.

Criminalidade e ressocialização

Para a advogada criminalista Elaine Cristina Caixeiro, o tráfico de drogas é um dilema social e estrutural do Brasil, que precisa ser contido de maneira eficaz e responsável. “O número significativo de mandados de prisão por tráfico de drogas (…) condiz com a tentativa estatal em minimizar esse problema”.

De acordo com Elaine, a restrição de liberdade, como forma de repressão ao tráfico, é ineficaz se não houver uma política de ressocialização. “O estado deve se comprometer em adotar políticas públicas que visem minimizar a desigualdade social, investindo na educação, e dando melhores oportunidades de emprego, principalmente aos egressos”, salienta.

“Primeiro que o encarceramento em massa sem a devida ressocialização não será efetivo, pelo contrário, o índice de criminalidade irá aumentar consecutivamente. O investimento principal deveria ser na educação para que a população conquiste melhores oportunidades de empregos. É um caminho longo a se percorrer, porém será mais efetivo e trará menos reincidência nesse crime que devasta a sociedade”, destaca a advogada.

Houve aumento de mais de 50% na população carcerária feminina entre 2009 e 2019, segundo Seap-RJ (Foto: Reprodução/EBC)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Na noite dasexta-feira (20), um forte temporal atingiu a cidade de Botucatu, causando diversos transtornos à população. A Defesa...

Categorias