29 março, 2024

Últimas:

Centenas protestam contra violência policial na Nigéria; polícia dispersa manifestantes a tiros, diz agência

Anúncios

Policiais dispersaram a tiros mais de 1 mil manifestantes que protestavam pacificamente em Lagos, maior cidade da Nigéria, na noite desta terça-feira (20). O local está sob toque de recolher como medida do governo para tentar conter uma série de protestos que segue crescendo no país.

Testemunhas relataram à agência France Presse que ouviram muitos tiros e que precisaram correr. Vídeos divulgados nas redes sociais mostravam feridos. Estima-se que 18 pessoas morreram desde o início dos protestos, iniciados há cerca de duas semanas — não se sabe se houve mortos após a repressão desta noite.

Anúncios

Manifestantes protestam nas ruas de Lagos, maior cidade da Nigéria, nesta terça-feira (20) — Foto: Benson Ibeabuchi/AFP
Manifestantes protestam nas ruas de Lagos, maior cidade da Nigéria, nesta terça-feira (20) (Fotos: Reprodução)

O governo nigeriano alega que impôs o toque de recolher por tempo indeterminado em Lagos por causa de um aumento da violência entre os manifestantes. Mesmo assim, cerca de 1 mil manifestantes permaneceram nas ruas de Lagos.

“Estamos preocupados? Não, morreremos aqui!”, gritava a multidão, que balançava bandeiras nigerianas.

Anúncios

Contra violência policial

Manifestantes participam de protesto em Lagos, na Nigéria, nesta terça-feira (20) — Foto: Sunday Alamba/AP Photo
Manifestantes participam de protesto em Lagos, na Nigéria, nesta terça-feira (20) (Foto: Reprodução)

Após mais de dez dias de manifestações contra a violência policial, que começaram em cidades do sul e resultaram em um movimento de protesto juvenil contra o governo em todo o país, vários incidentes foram registrados na manhã desta terça-feira. Os atos também reivindicavam melhora no cenário econômico da Nigéria.

Pela manhã, em Lagos, grupos de jovens indignados tomaram o controle de quase todas as ruas da metrópole de 20 milhões de habitantes, bloqueando os motoristas e deixando alguns veículos passarem em troca de dinheiro, observou um jornalista da AFP.

No oeste da cidade, uma delegacia da polícia foi incendiada. Houve disparos e várias pessoas foram feridas por balas.

“As manifestações pacíficas se tornaram um monstro que ameaça o bem-estar da nossa sociedade”, declarou o governador Babajide Sanwo Olu antes de anunciar o toque de recolher.

“Criminosos e arruaceiros se escondem sob o guarda-chuva destes protestos para provocar o caos no nosso estado”, denunciou.

Na capital federal, Abuja, dezenas de veículos e prédios foram incendiados e a polícia foi enviada ao local, segundo um jornalista da AFP. No norte, em Kano, centenas de jovens foram às ruas nesta terça e alguns queimaram carros e lojas, informou a agência.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias