Anúncios
Uma forte nevasca deixou centenas de pessoas presas em acampamentos na encosta leste do Monte Everest, na fronteira entre o Tibete e o Nepal. Nesta segunda-feira (6), cerca de 350 montanhistas foram guiados por equipes de resgate para um local seguro na cidade de Qudang. Segundo a mídia estatal da China, cerca de 200 pessoas que estavam fazendo uma trilha já foram contatadas, mas ainda estão presas no local.
As fortes nevascas começaram na sexta-feira à noite. “Estava tão úmido e frio que a hipotermia era um risco real. O clima deste ano não está normal. O guia comentou que nunca tinha visto um clima assim em outubro. E que aconteceu de forma tão repentina”, disse à Reuters Chen Geshuang, que faz parte de um grupo que chegou a Qudang.
Anúncios
Rescue workers were helping hundreds of hikers trapped by heavy snow at tourist campsites on a slope of Mount Everest in Tibet, Chinese state media said late Sunday.
— The Associated Press (@AP) October 6, 2025
About 350 hikers had reached a meeting point in Tingri country and rescuers were in contact with another 200. pic.twitter.com/O3Di4d0BAj
O grupo de Chen desceu das montanhas no domingo após enfrentar uma noite angustiante de fortes nevascas com trovões e relâmpagos. Centenas de moradores locais e equipes de resgate foram mobilizados para ajudar a remover a neve que bloqueava o acesso à área, onde quase 1.000 pessoas ficaram presas no total, de acordo com um relatório anterior do Jimu News, apoiado pelo estado.
Nas montanhas da província vizinha de Qinghai, um caminhante morreu de hipotermia e mal de altitude, segundo a AFP. Entusiastas de atividades ao ar livre têm se aglomerado nos famosos pontos turísticos do país nos últimos dias, aproveitando um feriado nacional de oito dias, mas muitos foram surpreendidos por condições extremas inesperadas.
Anúncios

Fonte: Um Só Planeta