CBF propõe calendário 2022 com início de estaduais no fim de janeiro e Séries A e B entre abril e novembro

Em reunião nesta quinta-feira, a CBF apresentou a proposta de calendário para federações estaduais e clubes para o ano de 2022. Os estaduais têm data de início em 26 de janeiro. O Brasileiro da Série A começa dia 10 de abril, o da Série B dia 9 de abril, com términos em 13 e 5 de novembro, respectivamente. A Copa do Brasil será disputada entre 23 de fevereiro e 19 de outubro.

O encontro teve participação de 27 presidentes de federações estaduais e representantes de 40 clubes – 20 da Série A e 20 da Série B.

Ednaldo Rodrigues, presidente interino da CBF, ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho, em cerimônia da Copa Verde — Foto: Thais Magalhães/CBF
Ednaldo Rodrigues, presidente interino da CBF, ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho, em cerimônia da Copa Verde (Foto: Thais Magalhães/CBF)

A reunião foi dirigida pelo presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, com o diretor de competições, Manoel Flores, além de outros dirigentes da CBF. O Flamengo, representado por Luiz Eduardo Baptista, fez proposta de antecipação do calendário em uma semana e meia, com início dos estaduais em 15 de janeiro.

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, posteriormente reforçou a intenção do clube. A ideia era diminuir os conflitos com o calendário da seleção brasileira. De acordo com a proposta da CBF, das oito datas Fifa de 2022 – em que a Copa do Mundo será disputada entre outubro (preparação) e novembro (a disputa dos jogos) -, apenas em três delas não vai haver conflito de datas entre jogos de competições nacionais e a Seleção.

O início dos estaduais dia 26 de janeiro, por exemplo, já será realizado na primeira data Fifa do ano, com rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar.

Alguns representantes de clubes do Nordeste apoiaram a proposta do Flamengo, isto porque evitaria também maior conflito com a Copa do Nordeste, mas, apesar da CBF garantir que estudaria a proposta rubro-negra, dificilmente vai haver mudanças. Algumas federações estaduais também preferiram a proposta da CBF.

Confira resumo da proposta de calendário da CBF para 2022:

  • Estaduais: início 26/1
  • Copa do Brasil: 23/2 a 19/10
  • Série A: 10/4 a 13/11
  • Série B: 9/4 a 5/11

Fonte: G1Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Scroll Up