Anúncios
Arqueólogos israelenses anunciaram neste domingo (18) a descoberta “extremamente rara” de uma caverna funerária da época do faraó Ramsés II, repleta de objetos de cerâmica e bronze (veja imagens abaixo). Lá estavam dezenas de vasos de cerâmica de vários formatos e tamanhos, que remontam ao período do faraó morto em 1213 a.C.
A caverna foi encontrada na terça-feira (13) em uma praia no Parque Nacional de Palmahim (a cerca de dez quilômetros de Tel Aviv), depois de uma escavadeira mecânica atingir o teto da “construção”.
Anúncios
Os arqueólogos utilizaram uma escada para descer até a caverna espaçosa e de formato quadrado. Em um vídeo divulgado pela Autoridade de Antiguidades de Israel, os pesquisadores usam lanternas para iluminar os objetos, que eram oferendas funerárias para acompanhar o falecido em sua jornada final e estavam intactos desde que foram posicionados ali, há quase 3,3 mil anos.
“A caverna pode fornecer uma imagem concreta dos costumes funerários da Idade do Bronze tardia”, disse Eli Yannai, especialista em Idade do Bronze da Autoridade de Antiguidades.
Anúncios
Um esqueleto relativamente intacto também foi encontrado em duas metades retangulares.
Veja, abaixo, imagens da caverna encontrada em Israel:
Fonte: Yahoo!