19 de setembro, 2024

Últimas:

Cavalos são mais inteligentes do que se pensava, sugere pesquisa

Anúncios

Cavalos são mais avançados cognitivamente do que se pensava, segundo uma pesquisa recente liderada por acadêmicos da Universidade Nottingham Trent (NTU), na Inglaterra, e publicada no periódico Applied Animal Behavior Science.

A equipe envolvida no trabalho avaliou 20 animais. Na etapa inicial, eles tiveram de tocar um pedaço de papelão com o focinho, e eram recompensados com uma guloseima quando faziam isso.

Anúncios

Em seguida, foi introduzido um “semáforo” na história, e a regra foi alterada para que a recompensa só fosse dada se tocassem no papelão enquanto o semáforo estivesse apagado. Nesta fase, os cavalos tocaram a carta independentemente do status da luz.

Por último, os pesquisadores determinaram uma penalidade de 10 segundos de tempo limite para os animais que tocassem no papelão enquanto o semáforo estivesse aceso, e aí observaram que todos aprenderam a seguir as regras.

Anúncios

“Esperávamos que o desempenho dos cavalos melhorasse quando introduzimos o tempo limite, mas ficamos surpresos com o quão imediata e significativa foi a melhora”, disse a pesquisadora principal Louise Evans, à BBC.

Os autores da pesquisa acreditam que o fato de os animais terem se adaptado tão rapidamente indica que eles entenderam a regra do semáforo o tempo todo, mas não tinham motivo para segui-la quando não havia consequências por errar.

Eles acrescentaram que suas descobertas destroem teorias anteriores de que os cérebros equinos respondem apenas a estímulos imediatos e não são complexos o suficiente para criar estratégias, e podem levar a regimes de treinamento mais humanos e melhorias no bem-estar dos animais.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.776 da Mega-Sena, realizado na noite desta quinta-feira (19) no Espaço da Sorte, na cidade...

Categorias