Anúncios
Cavalos são mais avançados cognitivamente do que se pensava, segundo uma pesquisa recente liderada por acadêmicos da Universidade Nottingham Trent (NTU), na Inglaterra, e publicada no periódico Applied Animal Behavior Science.
A equipe envolvida no trabalho avaliou 20 animais. Na etapa inicial, eles tiveram de tocar um pedaço de papelão com o focinho, e eram recompensados com uma guloseima quando faziam isso.
Anúncios
Em seguida, foi introduzido um “semáforo” na história, e a regra foi alterada para que a recompensa só fosse dada se tocassem no papelão enquanto o semáforo estivesse apagado. Nesta fase, os cavalos tocaram a carta independentemente do status da luz.
Por último, os pesquisadores determinaram uma penalidade de 10 segundos de tempo limite para os animais que tocassem no papelão enquanto o semáforo estivesse aceso, e aí observaram que todos aprenderam a seguir as regras.
Anúncios
“Esperávamos que o desempenho dos cavalos melhorasse quando introduzimos o tempo limite, mas ficamos surpresos com o quão imediata e significativa foi a melhora”, disse a pesquisadora principal Louise Evans, à BBC.
Os autores da pesquisa acreditam que o fato de os animais terem se adaptado tão rapidamente indica que eles entenderam a regra do semáforo o tempo todo, mas não tinham motivo para segui-la quando não havia consequências por errar.
Eles acrescentaram que suas descobertas destroem teorias anteriores de que os cérebros equinos respondem apenas a estímulos imediatos e não são complexos o suficiente para criar estratégias, e podem levar a regimes de treinamento mais humanos e melhorias no bem-estar dos animais.
Fonte: Um Só Planeta