Anúncios
Animal estava cercado por lixo, infestação de carrapatos e apresentava sinais graves de fraqueza; tutor foi autuado
Na manhã desta segunda-feira (14), uma operação conjunta entre a equipe do DEPA (Delegacia de Proteção Animal) da Seccional de Polícia de Botucatu e veterinários da Prefeitura resultou no resgate de um cavalo vítima de maus-tratos no distrito de Rubião Júnior.
Anúncios
A ação ocorreu após denúncia anônima. No local, um terreno baldio à beira da linha férrea da Fepasa, nas proximidades de um grande pé de jatobá, os agentes localizaram o animal em situação crítica: desnutrido, com aparência cadavérica, infestado por carrapatos e com sinais visíveis de extrema fraqueza, prestes a cair ao chão.
O local estava tomado por sujeira e objetos inertes. O tutor do animal foi localizado e conduzido à delegacia, onde foi autuado por maus-tratos conforme a legislação vigente.
Anúncios
O cavalo foi imediatamente encaminhado ao canil municipal, onde já recebeu atendimento veterinário e iniciou o processo de reabilitação com alimentação adequada e cuidados específicos.
A Delegacia de Proteção Animal reforça a importância das denúncias e lembra que maus-tratos a animais é crime, passível de punição conforme a Lei Federal nº 9.605/98.