Anúncios
Um cavalo que conduzia uma carruagem, prática ainda existente nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, desmaiou e morreu em um cruzamento de Manhattan na tarde de terça-feira (5). A égua, batizada de Lady, tinha 15 anos.
Segundo a polícia, o animal foi encontrado inconsciente perto da esquina da 11ª Avenida com a Rua 51 Oeste, por volta das 14h30, por oficiais que atendiam a uma chamada. A égua, a carruagem e o cocheiro caíram na rua quando o incidente aconteceu, disseram testemunhas à rede CBS. As cenas da égua aguardando a chegada do veículo que a transportaria foram compartilhas na internet. Atenção, a cena pode ser perturbadora.
Anúncios
Lady’s last day was filled with pounding pavement, honking horns, and the weight of a heavy carriage. She should have been safe in a pasture, but instead, she was trapped in an unnatural, dangerous environment where her life ended way too soon💔 R.I.P. Lady pic.twitter.com/BjgPDSsLji
— PETA (@peta) August 5, 2025
Lady foi declarada morta após ser levada para um estábulo em Hell’s Kitchen, na ilha de Manhattan. O departamento de saúde da cidade, que regulamenta os cavalos de carruagem, está investigando o caso, disse uma porta-voz da agência. Uma necropsia será realizada para determinar a causa da morte. Não há suspeita de crime na morte, informou a polícia, segundo o NYT.
Christina Hansen, condutora de carruagem e porta-voz do setor, disse que Lady estava voltando para os estábulos depois de dar dois passeios. A égua chegou à cidade em junho deste ano e trabalhou por cerca de seis semanas após passar por um exame físico que não encontrou problemas de saúde óbvios ou latentes, disse a Sra. Hansen.
Anúncios
O comércio de carruagens puxadas por cavalos em Nova York é considerado politicamente controverso. Alguns o consideram um vestígio do charme do “velho mundo”, outros, mais uma forma de abuso animal. A morte de Lady rapidamente reacendeu o debate local sobre se os cavalos deveriam continuar fazendo esse trabalho.
No mês passado, o tratador de cavalos de carruagem Ian McKeever foi considerado inocente em um julgamento por abuso animal motivado pela desmaio do cavalo Ryder, em 2022. Ativistas pedem que o conselho local aprove a Lei Ryder, uma legislação para eliminar gradualmente as carruagens puxadas por cavalos e substituí-las por alternativas elétricas.

Fonte: Um Só Planeta