24 abril, 2024

Últimas:

Católicos rezam pela França em Lourdes em meio a fortes medidas de segurança

Anúncios

Milhares de católicos se dirigiram nesta segunda-feira ao santuário de Lourdes para celebrar a Assunção e “rezar pela França”, uma peregrinação sob fortes medidas de segurança, após o atentado de Nice e o assassinato de um padre em julho.

No início da manhã, uma multidão de fiéis, alguns deles carregando os estandartes de sua diocese, já se preparavam para a primeira missa.

Anúncios

“Viemos rezar pela paz em todo o mundo, que parece estar afundada no caos”, disse Piet Tarappa, um empresário indonésio que chegou de Jacarta com um grupo de 35 peregrinos acompanhados por um bispo.

Sob um sol escaldante, cerca de 500 policiais e militares patrulhavam o local, após a implementação de um dispositivo excepcional depois do massacre de 14 de julho em Nice (sudeste), que deixou 85 mortos, e o assassinato em 26 de julho do sacerdote Jacques Hamel, de 85 anos, degolado em plena missa em uma igreja da Normandia (noroeste).

Anúncios

No céu um helicóptero sobrevoava o local onde cerca de 22.000 fiéis se reuniram.

“Acredito que é importante que os soldados estejam aqui para caso algo aconteça”, afirmou Leila Bousbaa, uma peregrina inglesa de 21 anos.

A missa ao ar livre, organizada na pradaria situada fora do santuário, comemora a Assunção, que segundo o dogma católico celebra a ascensão ao céu da Virgem Maria.

Lionel Ambroise, um engenheiro francês de 29 anos que vive em Bruxelas, disse que foi ao local para agradecer a virgem por seu casamento e também para “refletir sobre o mundo e sobre a França, em especial pela crise que atravessa”.

O cardeal e arcebispo de Lyon (centro-leste) Philippe Barbarin, uma das personalidades mais influentes da Igreja francesa, presidiu uma das cerimônias, cujo tema central foi a misericórdia.

Durante o sermão, disse estar pensando “na França, atingida por tanto sofrimento nos últimos meses desde janeiro de 2015 (atentados contra a revista Charlie Hebdo e um supermercado kosher) e abalada cruelmente novamente no mês passado”.

O presidente da Conferência Episcopal, Georges Pontier, convocou os fiéis a “rezar pela França”. Também convidou-os a “se reunir nas igrejas” e a “acender velas” em homenagem a Jacques Hamel.

“Os católicos não faltarão ao evento”, afirmou na sexta-feira Vincent Neymon, diretor de comunicação da Conferência Episcopal, que destacou o “contexto difícil” e a “tensão no país”.

No entanto, Neymon ressaltou que esta oração não é “política” e que é “um momento de reunião”.

“Solidariedade”

Outra cerimônia na gruta de Massabielle durante a tarde celebrará a aparição da virgem no local, que segundo a igreja católica se apresentou ali à pastora Bernadette Soubirous em 1858.

“A oração terá um tom particular neste ano”, disse Nicolas Brouwet, bispo de Tarbes-Lourdes. “No fundo, nós percebemos que nosso país é o alvo, não apenas a igreja católica”.

Na Normandia, a cerimônia foi especialmente emocionante. Ali o arcebispo de Rouen lembrou o padre morto.

“A França atravessa provações, nossa diocese atravessa provações”, declarou, advertindo os fiéis a lutar contra a tentação de cortar a fraternidade e ceder à ira contra os muçulmanos.

Após o ataque, registrado pouco depois do atentado de Nice, muitos muçulmanos foram às igrejas expressar sua solidariedade aos seus “irmãos” cristãos e sua rejeição ao terrorismo.

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, expressou no sábado depois de inspecionar o dispositivo de segurança sua “solidariedade” aos católicos e sua “gratidão” e “reconhecimento pelo discurso extremamente responsável que os bispos adotaram” após o atentado de 26 de julho.

Enquanto isso, a presidência francesa anunciou que François Hollande será recebido na próxima quarta-feira no Vaticano pelo papa Francisco para falar, entre outros temas, das consequências do assassinato de Hamel.

Segundo uma pesquisa recente, cerca de 65% dos franceses se declararam católicos em 2010, mas apenas 7% vão à missa ao menos uma vez por semana.

Além das celebrações religiosas, há muitos eventos festivos programados para esta segunda-feira na França, incluindo danças populares, fogos de artifício e festas culturais, mas alguns foram cancelados por motivos de segurança.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Sistema de satélites O3b mPOWER da SES inicia operação global de serviços de conectividade de alto desempenho

24/04/2024

A SES agora está implantando serviços O3b mPOWER em todo o mundo, proporcionando alto rendimento, flexibilidade...

Categorias