25 abril, 2024

Últimas:

Catar lança seu segundo estádio e rei muda nome oficial durante inauguração

Anúncios

A quinta-feira foi dia de dar “salaam aleikum” (cumprimento árabe também chamado na versão aportuguesada por “salamaleico”) para mais um estádio da Copa do Mundo no Catar. A três anos do Mundial de 2022, já está de pé a primeira arena construída do zero para a próxima edição do maior evento esportivo do planeta, que enfim fará sua estreia no Oriente Médio.

Placa na entrada do estádio com o nome "antigo" de Al Wakrah — Foto: Thiago Lima
Placa na entrada do estádio com o nome “antigo” de Al Wakrah (Fotos: Divulgação)

Mas o estádio mal nasceu e já se vê envolvido em situações inusitadas. No dia de sua inauguração, por exemplo, com todo o material de divulgação pronto, inclusive placas de trânsito na cidade, uma mudança radical: por decisão do emir Tamim bin Hamad al-Thani, uma espécie de rei do Catar, o palco foi rebatizado durante a cerimônia para Al Janoub, que significa “o Sul” e fica 15 km abaixo da capital Doha.

Anúncios

Com a divulgação do projeto em 2013, outra polêmica: a parte estética da cobertura, de autoria da renomada arquiteta iraquiana Zaha Hadid, foi comparada pela imprensa local e até mundial ao órgão genital feminino. O que impactou pelo conservadorismo do Mundo Árabe, majoritariamente muçulmano. Mas a própria criadora, antes de falecer em 2016, tratou a comparação como machismo.

Projeto da cobertura do Al Janoub foi alvo de polêmica por conta do conservadorismo — Foto: Reprodução
Projeto da cobertura do Al Janoub foi alvo de polêmica por conta do conservadorismo (Foto: Reprodução)

Festa, zebra e elogios

Polêmicas à parte, a inauguração foi em grande estilo. Parecia até abertura de Copa do Mundo: estádio lotado (38.678 torcedores), fogos de artifício, show de luzes, apresentação ensaiada sobre o mapa-múndi, uma taça gigante e mensagens convidando a todos para o Mundial do Catar. O evento de abertura escolhido foi a Amir Cup, uma espécie de Copa do Brasil local.

Anúncios

Com Xavi em campo, Al Sadd foi goleado e perdeu o título da Amir Cup — Foto: Reuters
Com Xavi em campo, Al Sadd foi goleado e perdeu o título da Amir Cup (Foto: Reprodução)

E o Al Janoub já estreou mostrando que gosta de surpresa. O Al Saad, do astro Xavi, um dos embaixadores da Copa no Catar, era o favorito, mas foi goleado pelo “azarão” Al Duhail por 4 a 1, com dois gols do belga-brasileiro Edmilson Jr. Fora de campo, lendas do passado prestigiaram e elogiaram o estádio, como os brasileiros Cafu e Roberto Carlos; o camaronês Eto’o; o espanhol Fernando Hierro; o holandês Gullit, entre outros.

– É impressionante a estrutura que estão fazendo para 2022. Vimos estádios maravilhosos, e esse é um deles. É uma coisa absurda, eles querem fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos e estão melhorando à cada dia. Pensaram nas seleções, nos torcedores, está sendo tudo muito lindo e me impressionou bastante. É muito parecido (aos estádios europeus). Estão procurando imitar, colocando um pouco de ar condicionado aqui dentro (risos) – exaltou Roberto Carlos.

Roberto Carlos e Cafu foram os brasileiros que foram na inauguração — Foto: Divulgação / Road to 2022
Roberto Carlos e Cafu foram os brasileiros que foram na inauguração (Foto: Divulgação)

O primeiro estádio inaugurado para a Copa foi o Khalifa, que já existia e foi apenas reformado. Os outro sete estão sendo construídos do zero, como o Al Janoub, que levou aproximadamente cinco anos para ficar pronto e teve um custo estimado em cerca de R$ 2 bilhões – valor maior do que o preço final do Mané Garrincha, estádio mais caro do Mundial do Brasil em 2014, por 1,4 bilhão.

Fonte: G1

Últimas

Guanabara leva cover de Madonna para a Rodoviária do Rio

25/04/2024

A atração estará, na manhã de sábado (4/5), no desembarque de turistas e na sala VIP...

Categorias