29 março, 2024

Últimas:

Casos suspeitos de novo coronavírus sobem para 136 no estado de SP

Anúncios

O número de casos suspeitos do novo coronavírus subiram para 136 no estado de São Paulo, segundo balanço divulgado neste domingo (1) pelo Ministério da Saúde. Apenas dois casos da doença foram confirmados no Brasil, ambos de moradores de São Paulo que estiveram na Itália.

O número de casos suspeitos da doença aumentou 49% entre sábado (29) e domingo (1). No total, 48 casos suspeitos já foram descartados no estado.

Anúncios

Segundo a secretaria de Saúde, para um caso ser considerado suspeito é necessário que o paciente tenha apresentado, além dos sintomas respiratórios, histórico de viagem ou contato com caso suspeito.

No sábado (29), a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde divulgaram que existiam 91 suspeitos da doença e confirmaram o segundo caso de coronavírus no estado. Trata-se de um homem de 32 anos que reside em São Paulo e que chegou de Milão, na Itália, na quinta-feira (27).

Anúncios

Mesmo com a segunda confirmação, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro.

Segunda confirmação

De acordo com o Ministério da Saúde, o paciente utilizou máscara durante todo voo. Quando chegou, relatou estar com febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça e foi atendido pelo Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, onde fez exames. A infecção foi confirmada neste sábado (29) e, de acordo com a pasta, o paciente está bem, em casa, isolado e teve contato apenas com sua esposa, que está assintomática.

“Ele [paciente] veio de Milão, mas veio com máscara. Durante o voo não teve contato com outras pessoas porque estava protegido, a priori, pela máscara. O único contato foi com a esposa. Ele passou pelo hospital Albert Einstein, foi examinado. Com o exame positivo foi encaminhado para sua residência e está em ótimas condições. Isolado e orientado”, disse em entrevista o coordenador do centro de contingência contra a doença em São Pulo, David Uip.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou, no entanto, que o uso da máscara no avião não tira a necessidade de contatar as pessoas que estavam no voo.

“Primeiro tem que ver em que condições ele utilizou essa máscara, ela tem um tempo de proteção. Mesmo ele tendo usado máscara, as pessoas que estavam próximas dele têm que ser avaliadas, tem que ser monitoradas”, afirmou.

Segundo Uip, não será necessário fazer a contraprova para a confirmação da doença no paciente.

“Acabamos de acertar junto ao Ministério da Saúde e Secretaria de Estado que o exame do Einstein é suficiente para o diagnóstico. O encaminhamento da amostra é para que o Adolfo Lutz tenha o banco referente a todos os casos, isso é muito importante do ponto de vista de conhecimento. Mas em termos de diagnóstico, o do Einstein é suficiente. Isso evita fazer duas vezes a mesma coisa”, disse.

O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado na quarta-feira (26). Trata-se de um homem que reside em São Paulo e possui 61 anos. Ele retornou de Turim, no norte da Itália, na sexta-feira (21).

De acordo com o infectologista David Uip, não é surpresa que mais um caso tenha sido confirmado no intervalo de apenas três dias.

“Absolutamente esperado. O trajeto entra Brasil e Itália é absolutamente comum. Muitos brasileiros vão para a Itália e muitos italianos vêm para o Brasil”, disse ele.

De acordo com o Ministério da Saúde, não há “mudanças no cenário nacional”: ainda não existem evidências de que o novo coronavírus esteja circulando em território brasileiro.

Cartilha de orientação contra fake news

O governo estadual lançou uma cartilha de orientação e prevenção do coronavírus em cinco idiomas – português, inglês, espanhol, italiano e chinês – na versão impressa e eletrônica. O estado irá liberar R$ 30 milhões em recursos para as ações de prevenção e informação.

Centro de Contingência

Após a confirmação de um caso, o governo estadual anunciou a criação de um centro de contingência para monitorar casos de coronavírus no estado. A função do centro de contingência é coordenar ações contra a propagação do Covid-19. O grupo é presidido pelo infectologista David Uip e conta com profissionais do Instituto Butantan e médicos das redes pública e privada, sob a supervisão do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Vacinação Antecipada

Nesta quinta-feira (27), o governo federal anunciou que vai antecipar para 23 de março a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe – anteriormente, a abertura estava prevista para a segunda quinzena de abril.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). E justamente por isso pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos de Covid-19.

Dicas de Prevenção

  1. Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  2. Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  3. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  4. Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  5. Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  6. Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  7. Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias