16 de dezembro, 2025

Últimas:

Casos de perturbação do sossego em Botucatu já se aproximam do total registrado em 2017

Anúncios

Música em volume acima do permitido, bebidas al­coólicas, carros “fritando” pneus, danos ao patrimônio público, e, em muitos casos, brigas. Esta é a realidade que muitos botucatuen­ses enfrentam no dia a dia quando o assunto é pertur­bação do sossego. Somente no primeiro semestre deste ano foram 1.076 casos re­gistrados pela Guarda Civil Municipal (GCM), número que se aproxima do total de 2017, quando a força de se­gurança municipal contabi­lizou 1.253 queixas do tipo.

Somente nos meses de junho e julho a GCM aten­deu a 247 solicitações de intervenção em casos de perturbação do sossego. O crescimento, segundo o Secretário Municipal de Se­gurança, Marcelo Emílio de Oliveira, é atribuído a mu­dança na postura de fisca­lização, que se tornou mais ativa, e de novas medidas para coibir abusos. “A popu­lação tem se mostrado mais confiante no trabalho que a Guarda Municipal promove quanto a este problema e a resolutividade obtida. Bus­camos intermediar todos os conflitos que possam sur­gir, da forma que não cause maior atrito entre vizinhos”, ressalta Oliveira.

Anúncios

O Secretário salienta que, além da intermedia­ção em áreas residenciais, a fiscalização ocorre em estabelecimentos comer­ciais, para questões como a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade e regularidade do alvará ex­pedido.

A perturbação do sosse­go tem sido tema frequente nas discussões da socieda­de botucatuense. Em 2016, uma reunião com a mesma temática foi promovida pelo Legislativo, quando também foram abordadas questões referentes às festas universitárias e fun­cionamento de estabeleci­mentos que comercializam bebidas alcoólicas.

Anúncios

Outra ação, à época, centrou-se na fiscalização intensiva da Guarda Civil Municipal em pontos consi­derados nevrálgicos quan­to a ocorrências constan­tes desse tipo. A Unidade Móvel da Força Municipal de Segurança permaneceu, por diversas vezes, instala­da em praças e pontos es­tratégicos.

A própria GCM registrou, naquele ano, mais de 1,3 mil casos de perturbação do sossego em todo o mu­nicípio. O local com o maior número de intervenções foi, novamente, o Jardim Paraíso, bairro tradicional de repúblicas estudantis.

Como medida para coibir tais casos e também com o objetivo de proporcionar maior segurança, o prefeito Mário Pardini (PSDB) san­cionou decreto municipal que disciplina o funciona­mento de distribuidoras, depósitos de bebidas e si­milares.

Com isso, passaram a ter horários limitados de se­gunda a sábado, das 8 às 22 horas e aos domingos, das 8 às 14 horas.

As empresas não podem instalar mesas e cadeiras, tampouco realizar o comér­cio de bebidas e mercado­rias em vias e espaços pú­blicos

no chamado sistema delivery.

No total, foram 275 ve­rificações de alvará nesta modalidade comercial em 2017. Já neste ano, 139 es­tabelecimentos passaram por verificação quanto a irregularidades e descum­primento à determinação municipal.

A regulamentação e ca­racterização sobre pertur­bação do sossego está dis­criminada na Lei Municipal 4.127, de 22 de dezembro de 2000. Na legislação consta considerações so­bre situações em que ocor­rem o problema, além das penalidades e sanções pre­vistas. As multas em caso de infração podem variar de R$ 100 a R$ 1000, po­dendo ser duplicadas em caso de reincidência e do tipo enquadrado.

Audiência Pública voltará a debater perturbação do sossego na Câmara Municipal

Hoje, às 19 horas, a Câmara Municipal de Botucatu promoverá audiência pública com a temática central nos casos de perturbação do sossego. A reunião é uma solicitação do vereador Izaias Colino (PSDB).

A audiência poderá ser assistida ao vivo pelo site da Câmara, Face­book ou TV Câmara (canal 61.3 da rede aberta digital ou canal 8 da NET).

Onde denunciar

Denúncias quanto à perturbação do sossego público podem ser feitas diretamente à Guarda Civil Municipal pelo telefone 199, ou para as Polícias Militar (190) e Civil (187). Poderão ser promovidos Boletins de Ocorrência e notificação aos proprietários.

Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios As comemorações do 54º Eid Al Etihad (Dia da União) no Emirado de Sharjah demonstraram um modelo bem-sucedido de...

Categorias