30 de maio, 2024

Últimas:

Casal britânico encontra tesouro do século 17 durante reforma na cozinha

Anúncios

Um casal britânico encontrou em sua casa tesouros que datam do século 17. Entre os achados estão mil moedas de prata e ouro que se acredita que tenham sido escondidas ali durante a Guerra Civil Inglesa (1642-1646).

Os objetos foram vendidos em leilão por mais de 60,7 mil libras esterlinas (aproximadamente R$ 391,6 mil) no último 23 de abril, de acordo com a casa de leilão Duke’s. A descoberta foi feita durante reformas na cozinha da residência localizada no condado de Dorset.

Anúncios

Imagem mostra a reforma na cozinha e o tesouro descoberto (Foto: Duke’s)

A Duke’s informa que as moedas foram encontradas pelo proprietário da casa enquanto escavava com uma picareta à luz de tochas no final de uma noite em outubro de 2023.

“O imóvel foi adquirido pelos atuais proprietários em 2019 e estes iniciaram um extenso projeto de renovação”, diz a casa de leilão. “O moderno piso de concreto foi removido e o piso escavado em quase 60 centímetros para proporcionar maior altura ao andar de baixo da propriedade. Em algumas áreas havia lajes antigas sob o concreto, mas a área onde as moedas foram encontradas era de terra nua.”

Anúncios

Casal britânico encontra tesouro do século 17 durante reforma na cozinha (Foto: Duke’s Auctioneers)

Ao remover material do solo, a família observou uma tigela de cerâmica esmaltada e repleta de moedas. O objeto estava quebrado e não se sabe se isso foi decorrente da reforma ou se já estava nesse estado antes da descoberta.

Então, as moedas foram limpas e identificadas no Museu Britânico, que observou que elas devem ter sido depositadas no local em uma única ocasião entre 1642 e 1644. O conjunto varia de moedas que valiam seis centavos de libras esterlinas a uma moeda de ouro equivalente a uma libra. Elas retratam os rostos de monarcas que governaram sucessivamente de 1547 a 1649, como Eduardo VI, Maria e seu marido Filipe; Elizabeth I; Jaime I; e Carlos I.

Moeda de ouro com retrato de Carlos I foi vendida por 5 mil libras esterlinas (Foto: Duke’s Auctioneers)

A guerra culminou com a execução do Rei Carlos I e com o estabelecimento de uma república inglesa. “Se você fosse um monarquista ou suspeito de ser monarquista, poderia ter suas propriedades sequestradas (apreendidas) pelo lado parlamentar e vice-versa”, explicou Waseem Ahmed, um estudante de doutorado em história da Universidade College London, ao Live Science. Assim, não é de surpreender que pessoas escondessem seu dinheiro.

“Se não tivéssemos rebaixado o piso, elas [as moedas] ainda estariam escondidas lá”, disse a proprietária Betty Fooks ao jornal britânico The Guardian. “Presumo que a pessoa pretendia recuperá-las, mas nunca teve a chance.”

Fonte: Galileu

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios GENEBRA, Suíça, May 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Neste Dia Mundial Sem Tabaco, a World Vapers Alliance (WVA) está...

Categorias