Anúncios
Uma ideia inusitada pode ser a solução para o problema habitacional no mundo. O escritório de arquitetura Elemental, liderado pelo vencedor do prêmio Pritzker em 2016, Alejandro Aravena, desenvolveu um projeto para ajudar a reconstruir a cidade de Constituición, no Chie, que em 2010 foi atingida por um terremoto de magnitude 8,8 e teve 80% de seus prédios destruído: construir uma casa pela metade.
Pouco dinheiro
Anúncios
Para construir novas casas individuais, o custo seria muito alto, então o escritório decidiu construir espaços grandes o suficiente para se adequar às suas necessidades. A solução foi então construir apenas metade das casas usando dinheiro público.
As casas possuem dois andares e são divididas pela metade. Uma parte é entregue aos moradores completamente finalizada. Quem quiser construir a outra metade e aumentar o espaço, o dono deve utilizar sua própria renda. O projeto começou a ser testado no bairro de Villa Verde. Os moradores podem ainda mudar a planta do projeto, caso desejem.
Anúncios
A ideia tem base em uma metodologia de construção do arquiteto John F. C. Turner, que defende que a habitação deve ser concebida como um projeto contínuo, feito em parceria com quem mora no local.
Polêmica
Muita gente criticou o projeto, defendendo que é melhor receber uma casa completa do que apenas metade. Mas, de acordo com o jornal A Gazeta do Povo, desde o início do projeto, muitas casas ganharam a outra metade.
Fonte: Yahoo!