26 de agosto, 2025

Últimas:

Cartório Eleitoral de Botucatu lança campanha para regularizar quase 30 mil títulos cancelados na cidade e região

Anúncios

Ação leva atendimento a indústrias e empresas para agilizar o processo dos eleitores

O Cartório Eleitoral de Botucatu iniciou, neste mês de agosto, uma campanha para regularizar milhares de títulos de eleitor cancelados na região. A estratégia consiste em levar os serviços diretamente às indústrias e empresas, evitando que os trabalhadores precisem se deslocar até o cartório.

Anúncios

Somente em Botucatu, 22.621 títulos estão cancelados. Em Itatinga, o número é de 3.174 e em Pardinho, 1.200 — totalizando quase 30 mil documentos irregulares.

Segundo o chefe do cartório, Igor Ignácio, a medida busca antecipar problemas que poderiam surgir em 2026, quando os eleitores precisarão estar em situação regular para votar.
“É uma parceria com as indústrias, de forma a antecipar os problemas que nós teríamos lá em 2026. É bom para a Justiça Eleitoral, é bom para a indústria, porque o colaborador não precisa faltar do serviço para ir até o cartório e, lógico, bom para o eleitor, porque ele consegue regularizar de forma rápida e ágil”, explicou.

Anúncios

Nesta semana, a equipe do cartório realizou atendimento em uma indústria da construção civil com cerca de 452 funcionários. Muitos trabalhadores se surpreenderam com a rapidez:
“Em questão de segundos ele tem a situação dele regularizada. Aquele que eu preciso coletar a biometria, tirar foto, assinatura, ainda assim é menos de um minuto o atendimento. Muito ágil, muito prático e ele já sai com a vida dele pronta e regularizada”, destacou Igor.

Situação em outras cidades

O levantamento também mostrou que o problema é ainda maior em outros municípios. Em Bauru, 52.803 títulos foram cancelados. Já em Marília, o número chega a 40.500.

Impactos além do voto

O chefe do cartório lembrou que a irregularidade no título não prejudica apenas a participação nas eleições.
“É um problema muito sério. Para arrumar um emprego, o título pode ser exigido. Também pode atrapalhar no acesso a benefícios sociais, previdenciários, passaporte, concursos, empregos públicos e até empréstimos em bancos públicos”, alertou.

Com informações G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Afton Chemical Corporation, líder global em aditivos para desempenho de gasolina (GPA), tem o orgulho de anunciar o...

Categorias