18 de outubro, 2024

Últimas:

Carne brasileira pode ter pus, mas não é para se alarmar, diz professor de Botucatu

Anúncios

Os Estados Unidos decidiram suspender todas as importações de carne bovina in natura (fresca) do Brasil, devido a repetidos problemas sanitários dos produtos brasileiros, afirmou o Departamento de Agricultura americano (USDA).

A suspensão, divulgada em nota na noite de quinta-feira (22), é mais um problema para o mercado agropecuário brasileiro, que viveu turbulências neste ano após a operação Carne Fraca, da Polícia Federal, e a delação premiada de executivos da JBS, dona da Friboi e maior empresa do mercado.

Anúncios

Houve uma reação à vacina de gado e isso pode causar abscessos (bola com pus) na carne. O professor Roberto de Oliveira Roça, da Unesp de Botucatu.(Universidade Estadual Paulista) diz que não é caso para se alarmar porque a questão é pontual e é possível identificar o problema na carne a olho nu. Não há previsão de redução no preço da carne.

Por que os EUA suspenderam as importações? A nota do Departamento de Agricultura americano diz que a suspensão foi por “preocupações recorrentes sobre a segurança dos produtos destinados ao mercado americano”. O USDA diz que desde março inspeciona 100% da carne vinda do Brasil. Março foi quando foi deflagrada a Carne Fraca. Segundo o órgão, 11% da carne fresca brasileira foi recusada, “um número substancialmente maior do que a taxa de rejeição de 1% de carregamentos do resto do mundo”.

Anúncios

Desde o aumento da inspeção, o Departamento barrou a entrada de 106 lotes de produtos brasileiros de carne (aproximadamente 860 toneladas) por causa de “preocupações com a saúde pública, condições sanitárias e questões com a saúde.

Reação à vacina cria abscessos (pus na carne)
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que a suspensão é por causa da “reação a componentes da vacinação da febre aftosa”. “Nós fomos informados, há alguns dias, da não confconformidade em exportações brasileiras e que diz respeito a uma reação a componentes da vacinação da febre aftosa”, afirmou Maggi após a suspensão.

“No manuseio das partes em que é feita a vacinação têm sido encontrados abscessos (bolas com pus). Nós já tínhamos recebido a informação e cancelado cinco plantas”, disse o ministro. Segundo o governo, eram 15 frigoríficos no total habilitados a exportar carne fresca para os EUA.

Além do Ministério, a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) e a diretora da consultoria Agrifatto, Lygia Pimentel, dizem que o motivo da suspensão são esses abscessos.

Fonte: UOL

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios RIADE, Arábia Saudita, Oct. 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — O King Faisal Specialist Hospital and Research Centre (KFSH&RC) será...

Categorias