Anúncios
Carnaval ocorre em fevereiro e gera dúvidas sobre feriado nacional, ponto facultativo e funcionamento de empresas e repartições
O Carnaval de 2026 já tem data definida e será celebrado oficialmente na terça-feira, 17 de fevereiro, mas a programação começa dias antes. Com a proximidade da folia, uma dúvida comum volta a surgir entre trabalhadores e estudantes: Carnaval é feriado nacional?
Anúncios
Na maior parte do Brasil, a resposta é não. Tanto o Carnaval quanto a Quarta-feira de Cinzas, que em 2026 será no dia 18 de fevereiro, são considerados ponto facultativo, exceto em estados ou municípios que tenham legislação própria estabelecendo o feriado.
Calendário do Carnaval 2026
- Sábado de Carnaval: 14 de fevereiro
- Domingo de Carnaval: 15 de fevereiro
- Segunda-feira de Carnaval: 16 de fevereiro
- Terça-feira de Carnaval: 17 de fevereiro
- Quarta-feira de Cinzas: 18 de fevereiro
Por que o Carnaval muda de data?
A data do Carnaval está diretamente ligada ao calendário religioso. A Igreja Católica determina que a Páscoa seja celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio da primavera no hemisfério norte.
Anúncios
A partir dessa definição, o Carnaval ocorre 40 dias antes do Domingo de Ramos, o que faz com que a data varie todos os anos.
Esse critério foi estabelecido no Primeiro Concílio de Niceia, realizado no ano 325 d.C., e segue válido até hoje.
Quarta-feira de Cinzas é feriado nacional?
A Quarta-feira de Cinzas não é feriado nacional, pois não existe nenhuma lei federal que determine a data como feriado. No entanto, é comum que empresas e repartições públicas adotem ponto facultativo, geralmente até o período da manhã ou início da tarde.
Carnaval 2026 é feriado ou ponto facultativo?
O período do Carnaval em 2026 ocorre entre 14 e 18 de fevereiro, mas, por não ser feriado nacional, a concessão de folga depende de leis estaduais, municipais ou acordos coletivos de trabalho.
Por isso, trabalhadores devem verificar com antecedência as regras adotadas por suas empresas ou pelos governos locais.