20 abril, 2024

Últimas:

Cardeal investigado em caso de compra irregular de imóveis renuncia a cargos no Vaticano

Anúncios

Um dos cardeais mais influentes do Vaticano, o italiano Giovanni Angelo Becciu, renunciou nesta quinta-feira (24) misteriosamente a seus cargos na Santa Sé. Ele continua cardeal, mas deixa o posto de prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e outras prerrogativas como o direito a voto em um conclave.

Após uma carreira de núncio — semelhante à de um embaixador —, o religioso italiano havia servido por sete anos como substituto da Secretaria de Estado, em contato constante com o Papa Bento XVI e, posteriormente, o Papa Francisco.

Anúncios

Recém-ordenado cardeal em 2018 pelo Papa Francisco, Angelo Becciu tomou as rédeas da administração da Santa Sé encarregada de investigar e decidir sobre as beatificações e canonizações.

Homem caminha pela Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (8)  — Foto: Filippo Monteforte / AFP
Homem caminha pela Praça de São Pedro, no Vaticano (Fotos: Reprodução)

Investigação

Um curto comunicado do Vaticano apenas comunicou a renúncia, sem dar explicações do motivo. Assim, a renúncia de Becciu aos 72 anos — prematura segundo os costumes da Igreja — foi encarada como uma punição.

Anúncios

Isso porque o nome do cardeal foi citado em diversas ocasiões dentro de uma investigação, lançada há um ano, sobre acordos financeiros para a compra de um imóvel em um bairro de alto padrão em Londres.

O processo de compra começou em 2014, quando Becciu ainda ocupava a Secretaria de Estado, administração central da Santa Sé que decidiu fazer o investimento. No começo do ano, o cardeal defendeu em entrevistas a validade da compra imobiliária.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Vice-prefeita de Bofete e assistente social sofrem tentativa de homicídio em Praça

20/04/2024

Anúncios Na manhã da sexta-feira, 19 de abril, a pacata cidade de Bofete, interior de São...

Categorias