Anúncios
Em um período de cinco dias, seis bagres gigantes raros foram capturados no Camboja, aumentando as esperanças para uma espécie criticamente ameaçada. Na terça-feira (10), três bagres gigantes adultos foram capturados em um único dia no rio Mekong, pesando entre 95 kg e 131 kg, dois deles com mais de dois metros de comprimento. Todos foram medidos, tiveram o DNA coletado e foram marcados para fins de rastreamento antes de serem devolvidos ao rio.
Três outros bagres gigantes foram capturados, marcados e soltos nos dias anteriores, um no Mekong e dois no rio Tonle Sap, perto da capital Phnom Penh.
Anúncios
O projeto Wonders of the Mekong (Maravilhas do Mekong), uma iniciativa de conservação financiada pelos EUA, descreveu a captura de tantos bagres gigantes em pouco tempo como “um evento notável e sem precedentes”. “Nunca tinha ouvido falar disto antes. Ao marcar estes peixes, obtemos informações críticas sobre a sua ecologia, as suas migrações, o seu habitat… para tentar ajudar estes peixes a sobreviver no futuro”, disse à Reuters o líder do projeto, Zeb Hogan, biólogo pesquisador da Universidade de Nevada, nos EUA.
A captura indica atividade de desova no Mekong e aconteceu após 25 anos de trabalho de conservação realizado pelo grupo em colaboração com organizações e comunidades pesqueiras locais.
Anúncios
Segundo a ONG World Wildlife Foundation (WWF), o bagre gigante do Mekong é o maior peixe de água doce do mundo, uma espécie endêmica do rio Mekong que migra grandes distâncias para desovar. Os cientistas estimam que a população total de bagres gigantes do Mekong diminuiu cerca de 90% na última década, restando potencialmente apenas cerca de100 indivíduos.
Fonte: Um Só Planeta