26 de dezembro, 2024

Últimas:

Cão salva alpinista ferido e encalhado em montanha ao deitar em cima dele por 13 horas

Anúncios

Um cachorro salvou um alpinista ferido nas montanhas da Croácia, deitado em cima dele por 13 horas até ser resgatado. O cão, chamado North, manteve o croata Grga Brkic aquecido depois que ele caiu durante uma caminhada e ficou impossibilitado de se mover, nesta terça-feira.

O acidente aconteceu quando um grupo de três pessoas saiu para uma caminhada de fim de semana na cordilheira Velebit, ao longo da costa adriática do país. Os outros dois alpinistas perderam Brkic de vista e então deram o alarme.

Anúncios

Segundo os primeiros socorristas, foi o cachorro, da raça Malamute do Alasca, de oito meses, que ajudou a manter o alpinista seguro. O serviço de resgate informou que o cão teria se enrolado em torno de Brkic e o aqueceu durante a missão de resgate em alta altitude.

Após 13h protegendo seu dono, um grupo com 27 socorristas finalmente alcançou o alpinista ferido onde ele estava preso, a quase 1.800 metros acima do nível do mar. A operação de resgate foi considerada de alta dificuldade. “A ação técnica e fisicamente extremamente exigente foi ainda dificultada pela neve, gelo, deslizamentos de terra e árvores quebradas que bloquearam as trilhas”, informou o Serviço de Resgate na Montanha da Croácia.

Anúncios

Cão da raça Malamute do Alasca passou 13h aquecendo seu dono na montanha (Foto: Divulgação)

— Este cachorrinho é um verdadeiro milagre. Os minutos e segundos antes de eles chegarem foram muito lentos— disse Brkic, à mídia croata.

Segundo o alpinista, o próprio cachorro não se machucou com a experiência. O Serviço de Resgate na Montanha da Croácia, no entanto, alertou contra levar cães para caminhadas em condições difíceis, especialmente durante o inverno rigoroso, quando é necessário equipamento de escalada especializado.

“A amizade e o amor entre homem e cão não conhece limites. Devido a uma série de circunstâncias infelizes, eles desceram a encosta juntos ontem à tarde. North passou sem ferimentos, mas seu amigo, um jovem montanhista, não teve tanta sorte. Sua fidelidade não acabou com a chegada do resgate, ele foi um de nós guardando seu homem por 13 horas. Com este exemplo, todos podemos aprender como cuidar uns dos outros.” informou o Serviço de Resgate na Montanha da Croácia, por uma nota publicada nas redes sociais.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

A nova estrutura na capital paranaense marca uma etapa na trajetória de crescimento da Hyphen, alinhada ao fortalecimento de suas...

Categorias