17 de maio, 2024

Últimas:

Candidato passa 12 horas por dia estudando em busca de vaga de medicina em Botucatu: ‘Tem que valer a pena’

Anúncios

O estudante Vitor Nadal de Oliveira descobriu esta semana o tamanho do desafio que terá a partir do próximo dia 15 de novembro, data da primeira fase do vestibular da Unesp.

Candidato a uma das 90 vagas do curso de medicina no campus de Botucatu (SP), Vitor terá que superar mais de 300 estudantes por vaga. Já são dois anos em busca do sonho.

Anúncios

Na terça-feira (23), a Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) divulgou a lista de candidatos por vaga do vestibular deste ano e o curso de medicina em Botucatu foi mais uma vez o mais disputado, com 307,8 candidatos por vaga.

Apesar da relação candidato por vaga ter caído em comparação ao ano passado, quando eram 312,7 por vaga, o curso de medicina de Botucatu ainda é, disparado, o mais disputado. Em segundo lugar no ranking aparece o curso de psicologia em Bauru, com 53,7 candidatos/vaga.

Anúncios

Faculdade de medicina de Botucatu é o curso mais concorrido de toda a Unesp

Para evitar repetir o resultado do ano passado, quando caiu na 2ª fase do mesmo vestibular, Vitor aumentou a carga horária de estudos e passou, em média, 12 horas por dia estudante desde o ínicio deste ano.

“Tem que valer a pena todo esse esforço, estou dando o máximo de mim em busca desse objetivo. Como não passei no ano passado, agora estou estudando um pouco mais. A aprovação será a gratificação de todo este esforço”, diz o estudante.

Segundo o vice-coordenador do curso de medicina de Botucatu, Aristides Palhares, uma série de fatores explica o grande interesse dos candidatos, em especial ao sistema de cotas que responde por 50% dos aprovados.

Para quem já passou por esse processo, a relação candidato/vaga não deve ser levada em conta pelos candidatos. Alana Barreto, estudante do 3º ano de medicina em Botucatu, diz que o “segredo” é se concentrar apenas nos estudos

“Minha dica é não se apegar a essa relação de candidatos por vaga, até porque esse número grandioso só vai deixar o candidato nervoso, e o nervosismo conta muito na hora do vestibular”, diz Alana.

Segundo a Unesp, a primeira fase do vestibular será aplicada em 15 de novembro e a segunda fase, nos dias 16 e 17 de dezembro. Ao todo, serão ofertadas 7.365 vagas em 23 cidades.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios RIADE, Arábia Saudita, May 17, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — O King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSHRC) marca...

Categorias