Anúncios
O câncer é mais frequente em cães adultos e idosos, mas filhotes também podem ter a doença. Os tipos mais comuns são: o de mama em cadelas, e o de pele. A médica veterinária de Botucatu Talita Caterine Eising explica que existe também a predisposição racial para alguns tipos de tumores. Mas, será que é possível prevenir o câncer em cães?
Segundo a médica veterinária não existem maneiras para prever o aparecimento do câncer, mas é possível prevenir com a realização de checkup frequente. Outro ponto importante é estar sempre atento aos possíveis sinais clínicos sugestivos do surgimento de nódulos ou modificações nos hábitos do paciente, como a perda de peso e perda de apetite, sempre com acompanhamento de médico veterinário capacitado.
Anúncios
O diagnóstico por imagem visa um diagnóstico rápido e seguro, explica a profissional. Na empresa Soulvet, em Criciúma, os exames são oferecidos para toda a região. Conforme a profissional não existe restrição de exames para espécies (animais). O único cuidado é referente a forma de contenção e condições clínicas do paciente (animal) no momento da realização dos exames.
Confira as perguntas feitas pelo Portal Engeplus
Anúncios
Como funciona o exame?
Talita: Atualmente a medicina veterinária conta com diferentes modalidades de exames por imagem para o diagnóstico do câncer, como a radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, endoscopia, entre outros. Cada uma dessas modalidades é realizada de forma distinta, porém todas exigem contenção física ou química (sedação/anestesia) do paciente. Esses exames devem ser realizados e avaliados por profissionais capacitados e específicos da área, para reduzir as chances de falsos diagnósticos. A escolha do exame vai ser realizada pelo médico veterinário responsável, correlacionando com os sinais clínicos, localização e tipo do tumor.
Quando realizar o exame?
Talita: Os exames de imagem devem ser realizados como suporte no diagnóstico do câncer, identificando a localização, tamanho, aspecto do tecido, possível migração para outros locais e acompanhamento de resposta ao tratamento oncológico.
Sobre Talita Caterine Eising
Talita é Médica Veterinária com residência em Radiologia Veterinária, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu – SP (UNESP) e certificação internacional teórico-prático de Ressonância Magnética Nuclear (RMVET, Argentina). Tem experiência na área de Diagnóstico por Imagem (Radiografia, Ultrassonografia,Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética) em pequenos/grandes animais e selvagens. Atualmente é sócia da Soulvet Telerradiologia, professora da disciplina de Diagnóstico Veterinário por Imagem no curso de Medicina Veterinária da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul e atua no Hospital Veterinário Unisul.
Com Portal Engeplus