24 abril, 2024

Últimas:

Canadá volta a bater recorde de calor, e termômetros marcam 47,5°C

Anúncios

O recorde de temperatura já registrada na história do Canadá não durou 24 horas e já foi renovado: termômetros marcaram 47,5°C na pequena cidade de Lytton, na província da Columbia Britânica, nesta segunda-feira (28). É quase um grau centígrado a mais do que o registrado no domingo na mesma cidade.

Para se ter uma ideia, esse valor está quase 3°C acima do recorde histórico de calor no Brasil, que é 44,7°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa marca foi atingida em Bom Jesus do Piauí em novembro de 2005.

Anúncios

Por causa do calor recorde no oeste do Canadá, autoridades da Colúmbia Britânica pediram que empresas dispensassem seus funcionários caso não conseguissem garantir a segurança deles. Como a região tem temperaturas amenas mesmo no verão, nem todos os locais estão preparados com ar condicionado para temperaturas tão altas.

Onda de calor também nos EUA

Crianças brincam em parque de fontes em Seattle, nos EUA, no domingo (27), dia de onda de calor nos EUA — Foto: Karen Ducey/Reuters
Crianças brincam em parque de fontes em Seattle, nos EUA, no domingo (27), dia de onda de calor nos EUA (Fotos: Reprodução)

A onda de calor também levou cidades no noroeste dos Estados Unidos a baterem recorde. No domingo, a seletiva americana do atletismo para os Jogos Olímpicos de Tóquio em Eugene, Oregon, precisou ser interrompida.

Anúncios

Duas grandes cidades no noroeste dos EUA registraram recorde de calor:

  • Portland, Oregon — 46°C
  • Seattle, Washington — 42°C

O alerta é que, segundo a agência Associated Press, locais de testagem para a Covid-19 e centros de vacinação ficaram fechados por causa do calor. Os dois estados registram altos índices de imunização e baixíssimos casos de coronavírus.

O que explica esse calor?

Mulher se refresca com a neta em Maple Ridge, oeste do Canadá, nesta segunda-feira (28) — Foto: Jennifer Gauthier/Reuters
Mulher se refresca com a neta em Maple Ridge, oeste do Canadá, nesta segunda-feira (28) (Foto: Reprodução)

Meteorologistas chamam o fenômeno de “domo de calor”. De acordo com a agência AP, que ouviu o chefe da meteorologia em Seattle, trata-se de um raríssimo e extremamente forte pico em um sistema de alta pressão que diminui a intensidade dos ventos e deixa o ar mais seco.

Com isso, as temperaturas desta segunda se assemelharam mais aos desertos do Arizona do que da região chuvosa que é o noroeste dos EUA e o oeste do Canadá.

Esse fenômeno terá curta duração, e as temperaturas já devem cair a partir desta terça-feira, gradualmente. Ventos soprados do Pacífico devem ajudar a diminuir o calor nos próximos dias.

Fonte: Yahoo!

Últimas

AMGTA divulga pesquisa sobre sustentabilidade de matéria-prima aditiva de arame e pó

24/04/2024

A pesquisa indica que, da perspectiva energética, hélio é o método de atomização de gás mais...

Categorias