Canadá inicia vacinação anticovid para crianças de 5 a 11 anos

A vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos começou nesta quarta-feira (24) no Canadá, que segue a linha de Estados Unidos e Israel de reduzir a idade de acesso às vacinas para combater a pandemia.

No palácio do Congresso, no centro de Montreal, dezenas de crianças de Quebec foram as primeiras a receber a vacina Pfizer, autorizada para eles desde a sexta-feira.

Para receber as crianças, estão previstas algumas pequenas adaptações: decalques em forma de unicórnio, espaços maiores do que para os adultos, e um cachorro acostumado a receber carícias, que circula para acalmar as crianças.

“Realmente eu não senti medo, mas estava preocupado”, contou à AFP o jovem Víctor, de 10 anos, que levava em suas mãos uma frase colorida: “Bravo, você recebeu sua vacina”.

A marcação de atendimentos para a vacinação de crianças em Quebec disparou desde que o governo aprovou a imunização pediátrica, “um indicador de que a resposta da população é genuinamente excelente”, comentou Jean-Nicolas Aubé, porta-voz das autoridades de saúde em Montreal.

O primeiro-ministro do Quebec, François Legault, comemorou no Twitter após constatar durante a manhã desta quarta-feira que foram realizados “115.300 atendimentos” em poucas horas. “Juntos podemos fazer a diferença!”, exclamou.

Já na vizinha Ontário, muitas crianças foram inoculadas ontem em Toronto, apesar de a campanha de vacinação só começar oficialmente nesta província, a mais populosa do Canadá, na quinta-feira.

O Canadá é um dos países com maiores índices de vacinação contra a covid-19 do mundo, com mais de 85% dos maiores de 12 anos inoculados com ao menos duas doses.

Nesta quarta, o país norte-americano aprovou o uso da vacina de dose única da Johnson & Johnson para os maiores de 18 anos.

Fonte: Yahoo!

Scroll Up