20 abril, 2024

Últimas:

Canadá e Suécia enviarão missão polar para mapear fundo do Ártico

Anúncios

Canadá e Suécia enviarão dois navios quebra-gelo para o oceano Ártico numa missão científica conjunta para mapear o fundo do mar nessa região – anunciou Ottawa nesta segunda-feira.

Esta expedição polar que vai acontecer entre 5 de agosto e 20 de setembro, é resultado do acordo de cinco anos de “cooperação científica no Ártico”, que os dois países assinaram em dezembro passado.

Anúncios

A guarda costeira canadense vai enviar o quebra-gelo “Louis St-Laurent” que será acompanhado pelo sueco “Oden”, o primeiro quebra-gelo não nuclear ao chegar ao polo norte, em 1991.

Esta missão conjunta tem como objetivo “coletar dados necessários para a preparação do processo sobre a plataforma continental que se expande no Oceano Ártico que o Canadá apresentará para a Comissão de Limites da Plataforma Continental” das Nações Unidas, informou o governo canadense.

Anúncios

Há vários anos Rússia, Estados Unidos, Canadá, Noruega e Dinamarca (com a Groenlândia) reivindicam a extensão de suas fronteiras marítimas no Oceano Ártico, tão rico em recursos naturais, em virtude da Convenção das Nações Unidas sobre o direito ao mar (UNCLOS).

Rússia e Canadá disputam a soberania do Polo Norte e no final de 2013 o Canadá apresentou na ONU um pedido para ampliar suas fronteiras na plataforma continental, contendo-a depois, sem dar explicações.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias