Canadá anuncia que irá receber 20 mil refugiados afegãos

O governo canadense anunciou nesta sexta-feira que está disposto a receber 20 mil refugiados afegãos, dentro de um novo programa de imigração, promovido devido à “crise humanitária crescente na região”.

“A situação no Afeganistão é desoladora e o Canadá não ficará de braços cruzados”, disse o ministro de Imigração, Refugiados e Cidadania, Marco Mendicino, durante a apresentação do programa, dirigido a “pessoas especialmente vulneráveis”, como mulheres líderes, defensores dos direitos humanos, minorias religiosas perseguidas, jornalistas e membros da comunidade LGBTQI.

Um vôo das forças canadenses pousou em Toronto na tarde desta sexta-feira com “um grupo de cidadãos afegãos” que ajudaram o país no passado, disse o ministro da Defesa, Harjit Sajjan.

O governo do primeiro-ministro Justin Trudeau informou que, juntamente com seus aliados, acompanha de perto a situação dos canadenses que estão no Afeganistão.

No começo do dia, países como Espanha, Dinamarca, Noruega e Holanda anunciaram a retirada de funcionários de suas respectivas embaixadas. O ministro das Relações Exteriores, Marc Garneau, tuitou que o Canadá tem “uma dívida com os afegãos” e que o país continuará se esforçando para garantir a segurança dos mesmos.

Fonte: Yahoo!

Scroll Up