Anúncios
O município de Campinas, localizado no interior do estado de São Paulo, situa-se a 99 quilômetros da capital paulista e abrange um volume populacional de 1.194.094 habitantes, se caracterizando como a terceira cidade mais populosa do estado, atrás apenas de São Paulo e Guarulhos. Denominada como a “Cidade das Andorinhas”, é considerada a décima cidade mais rica do Brasil e detém influência expressiva acerca da indústria científica do país, compreendendo 15% de sua produção em projeção nacional e, inclusive, caracterizando-se como o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil.
O panorama econômico da cidade campineira
Anúncios
Seu cenário econômico, que contempla o décimo terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do país, registrando R$ 58.523.732,73 mil, além de um PIB per capita (Renda por pessoa) que alcança os R$ 49.876,62, ratifica o quão elevado é o poderio aquisitivo do cidadão campineiro, em média, reflexo de uma cidade desenvolvida, repleta de oportunidades e, sobretudo, detentora de uma infraestrutura condizente à de uma metrópole nacional, fato que fomenta o fluxo de cidadãos de todo o estado com destino à Campinas, seja com pretensões profissionais ou pessoais.
Fundamentada especialmente pelo setor terciário, que engloba comércios e serviços de segmentos variados, a economia do município de Campinas também notabilizou-se pelo seu viés industrial, comportando inúmeras indústrias de grande porte que, inevitavelmente, impulsionam o panorama financeiro da cidade, assegurando recursos para que, sugestionados pela vasta oferta comercial, os cidadãos promovam um consumo intenso, contribuindo para a consolidação econômica em perspectivas municipais.
Anúncios
Embora seja uma cidade que compõe o interior paulista, Campinas dissocia-se a capitalização em zonas rurais e, quebrando este paradigma, atribui sua menor parcela de receita às atividades agrícolas que, gradativamente, perderam espaço com a expansão tecnológica, comercial e industrial. Em referência a qualidade de vida, o cidadão campineiro só pode se orgulhar do credenciamento alcançado em sua cidade.
Contendo o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que registra o indicador de 0,805, considerado muito alto para os padrões nacionais, esta prerrogativa escancara o quão vantajoso é, para um cidadão em busca de uma estabilidade financeira, pessoal, posicionamento no mercado de trabalho e busca por condições adequadas de vida, rumar para Campinas, garantindo todos estes benefícios e, consequentemente, agindo em prol do desenvolvimento da cidade, uma vez que, esse movimento efetuado com tamanha incidência, expande o consumo, alavanca a economia, impulsiona a demanda por empregabilidade e, por fim, assegura recursos que, aplicados em diversas vertentes da cidade, contribuem para o seu desenvolvimento. No tocante à infraestrutura, o município abrange os predicados que, atrelados a propensão de um cidadão a mudar de cidade, amplia a demanda populacional de Campinas, reforçando a necessidade contínua de investimentos para que o serviço público comporte os requisitos apropriados para suprir as carências da população.
A infraestrutura do município
A educação da cidade, notabilizada como uma das mais conceituadas não só do estado, mas do país, reflete seu credenciamento no IDH de Educação Básica, índice que Campinas atinge 4,7 no que se refere à educação pública, registro acima da média nacional, que é de 4,0 e reforça a premissa de que, se ambiciona reunir benefícios que remetem à condição adequada de vida e educação referencial, a cidade campineira, indubitavelmente, deve ser o seu destino. Certifique-se de buscar imobiliárias em Campinas e de realizar a aquisição ou locação de um imóvel que reúna essas condições.
Englobando uma taxa de alfabetização que alcança 95,01% da população, o município de Campinas abriga universidades renomadas, que asseguram conhecimento teórico, pratico e, sobretudo, inserção no mercado de trabalho com uma mão de obra que se destoa em relação a de universitários de outras cidades. Dentre as principais instituições do segmento, elencamos a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Imagem: Pexels
No que se associa à saúde, a cidade conta com 373 estabelecimentos que se dividem entre hospitais, prontos-socorros e postos de saúde, amparando a carga diária de enfermos em conformidade com os padrões de qualidade ideais, garantindo pronto atendimento, além de diagnósticos e tratamentos adequados. Embora a criminalidade afete não somente Campinas, mas todo o Brasil, o poder público do município implementou meios de coibir atos criminosos, instituindo programas de combate ao uso de drogas e difundindo-os pelo jovens e adolescentes da cidade, a fim de desestimulá-los ao uso de entorpecentes, causa que mais se associa a expansão da criminalidade na extensão da cidade.
A empregabilidade na cidade
Diante de um cenário em que a empregabilidade tem se impulsiona de maneira gradual, muitas vezes dificultando o posicionamento de um indivíduo no mercado de trabalho da cidade, a propensão pelo empreendedorismo passou de uma utopia para uma realidade em Campinas. Neste ínterim, os apartamentos para alugar em Campinas tornaram-se objeto de desejo para aqueles que, engajados em um negócio, possam residir próximo ao trabalho.
Influenciados pela tendência de empreender que é disseminada por todo o país, na busca incessante por estabilidade financeira e, consequentemente, qualidade de vida, o cidadão comum passou a aplicar verba em prol do desenvolvimento dos seus próprios negócios, contribuindo para a aceleração de 16% no registro de empreendedores que contemplam o município, retratando um panorama em que, os desalentados, que são as pessoas que perderam a perspectiva de ingresso no mercado de trabalho, nortearam-se pela tímida ascensão econômica do país e aderiram este meio de capitalização.
O segmento de imóveis em Campinas
Desta maneira, o mercado imobiliário da cidade também foi impactado, retomando sua expansão e, com mais otimismo dos consumidores, passam a ampliar a oferta não só pela aquisição, mas, sobretudo, pela locação de imóveis.
Embasados pela taxa de rentabilidade na locação de imóveis de 3,08%, índice acima da capital paulista, que compreendeu 0,55% de lucro no setor, os investimentos no mercado foram intensificados e, com isso, os imóveis para alugar em Campinas passaram a ser consultados recorrentemente. Isto porque, ainda não consolidada de forma tão substancial, a economia nacional restringe investimentos tão vultosos para um certo perfil de consumidor, inclinando-os a promover buscas criteriosas acerca de imóveis em conformidade com suas exigências.
Através da identificação desta demanda, as imobiliárias da cidade passaram a ofertar inúmeras possibilidades que se adéquam aos distintos perfis de consumidores, esteja ele sugestionado a buscar pela locação de empreendimentos na cidade ou, até mesmo, se disposto a arcar com os custos de uma aquisição, garantidas todas as condições que corroboram com seu bem-estar.
Gostou deste artigo sobre Vantagens de alugar um apartamento em Campinas? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!