Anúncios
O Ministério da Saúde, articulado às secretarias estaduais e municipais da Saúde, realizará de hoje até dia 22 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização de caderneta de vacinação de criança e adolescente com idade inferior aos 15 anos.
Os objetivos são resgatar não vacinados, melhorar a cobertura vacinal, otimizar a logística dos serviços de saúde e completar esquemas de vacinação, informa a assessoria de imprensa. A imunização será de forma seletiva para a população-alvo, desta forma, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não há meta a ser alcançada.
Anúncios
Para receber as vacinas, todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos deverão comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal, de acordo com a situação encontrada, seja atualizado.
Durante a campanha, a maioria das vacinas do Programa Nacional de Imunização poderá ser aplicada simultaneamente, ou seja, em um mesmo atendimento, mas por vias diferentes. Não se recomenda a aplicação simultânea das vacinas de febre amarela e SCR para criança com menos de 2 anos, exceto em situação de risco epidemiológico.
Anúncios
Outras situações em que se recomenda o adiamento da vacinação são: na vigência de doença aguda febril grave, sobretudo para que os seus sinais e sintomas não sejam atribuídos ou confundidos com possíveis eventos adversos das vacinas; e até 3 meses após o tratamento com imunodepressores ou corticosteróides em doses elevadas.
Fonte: JCNet