Anúncios
Mais de 40 camelos foram desclassificados de um concurso de beleza, na Arábia Saudita, por uso de botox e de outros retoques artificiais, informaram nesta quarta-feira (8) as autoridades do país.
O popular Festival de Camelos Rei Abdulaziz, que começou no início deste mês, convida os criadores dos mais belos camelos a competir por cerca de US$ 66 milhões (cerca de R$ 370 milhões).
Anúncios
Injeções de botox, lifting facial e outras alterações cosméticas para tornar os camelos mais atraentes são estritamente proibidas.
Os jurados decidem o vencedor com base no formato das cabeças, pescoços, corcovas, roupas e a postura dos camelos.
Anúncios
Mais controle contra fraudes
Os juízes do festival, que acontece no meio do deserto, estão aumentando o controle e punições contra fraudes e maus tratos aos animais, informou a agência oficial de notícias do governo.
Este ano, as autoridades descobriram que dezenas de criadores usaram hormônios para estimular os músculos e injetaram botox nos lábios dos camelos, entre outros procedimentos.
“Queremos impedir todos os procedimentos que alteram a beleza dos animais”, disse a organização em um relatório. “Pretendemos impor penalidades severas a quem descumprir.”
O concurso de beleza de camelos faz parte de uma grande celebração no país, que também apresenta corridas de camelos, quermesses e outras festividades.
As festas buscam preservar o papel do camelo na tradição e herança beduína do reino, ao mesmo tempo em que o país, rico em petróleo, leva adiante megaprojetos de modernização.
A criação de camelos é uma indústria multimilionária, e eventos semelhantes acontecem em toda a região.
Fonte: Yahoo!