26 abril, 2024

Últimas:

Câmara de Marília promulga lei que transforma comércio em serviço essencial

Anúncios

O presidente da Câmara Municipal de Marília (SP), Marcos Rezende (PSD), promulgou nesta sexta-feira (12) uma lei que transforma o comércio e outras atividades econômicas como serviços essenciais, flexibilizando a quarentena na cidade.

A lei foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (12), depois que os vereadores derrubaram o veto do prefeito Daniel Alonso (PSDB) em sessão da última segunda-feira (8).

Anúncios

Agora, fica autorizada em Marília a reabertura dos estabelecimentos comerciais, restaurantes, bares, lanchonetes, lojas de conveniência, shopping centers, salões de beleza, academias, concessionárias e escritórios em geral.

Segundo a lei, os estabelecimentos poderão funcionar em horário normal, mas com 50% da capacidade de ocupação, álcool em gel disponível na entrada e uso de máscaras obrigatório.

Anúncios

“O nosso entendimento é que, dentro dos princípios constitucionais, o cidadão tem o direito de ir e vir, direito ao trabalho, saúde, emprego, e não se cumpre o que está na legislação. O cidadão, pai de família, precisa trabalhar, levar o sustento para sua casa, é a regra de dar oportunidade para as pessoas”, opina o presidente da Câmara.

Uma lei com as mesmas regras já havia sido sancionada pelo prefeito de Marília no dia 30 de janeiro, autorizando o funcionamento de serviços que não são considerados essenciais pelo Plano São Paulo. No entanto, no dia 9 de fevereiro, a Justiça suspendeu a medida.

A partir da decisão judicial, a prefeitura vetou a lei e a Câmara criou uma cópia dela que entrou em vigor nesta sexta-feira (12).

Em nota, a prefeitura de Marília informou que vai seguir o Plano São Paulo, adotando a fase emergencial anunciada para início na segunda-feira (15).

Sobre a decisão da Câmara, a prefeitura, através da Procuradoria Geral do Município, disse que a referida lei está suspensa pela Justiça, inclusive com possível aplicação de multa, e portanto não tem qualquer eficácia.

Já a Câmara Municipal de Marília informou que as leis promulgadas nesta sexta-feira (12) não fazem parte do objeto da decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) que pedia suspensão das duas matérias e, por isso, não têm perda de eficácia.

Fonte: G1 – Foto: Câmara de Marília/ Divulgação

Últimas

A importância crescente dos profissionais técnicos no Brasil em uma Era Digital

25/04/2024

Anúncios No Brasil, a demanda por profissionais técnicos vem crescendo consistentemente, mesmo em um contexto de...

Categorias