23 de setembro, 2024

Últimas:

Calor forte em SP faz escolas mudarem educação física e até cardápio

Anúncios

A onda de calor que afeta parte do Brasil nesta semana tem feito com que escolas públicas e particulares de São Paulo busquem alternativas para minimizar o desconforto físico das crianças e dos adolescentes.

Muitas têm incentivado atividades com água e em locais arejados. Nas aulas de educação física, exercícios de menor intensidade ganham destaque, além de mais pausas para hidratação.

Anúncios

Uma escola trilíngue da zona oeste resolveu realizar banhos de bacia para as crianças. “A iniciativa, que começou na última terça-feira (19), é um exemplo de atividade lúdica e refrescante para os alunos, que se divertem e recompõem a disposição para retomarem as atividades curriculares do dia”, afirma a instituição.

Outro colégio também tem promovido atividades com bacias de água e mangueiras na educação infantil para “refrescar” as crianças. Além disso, a escola reforçou as pausas nas aulas de educação física para o consumo de água e tem conversado com os alunos sobre a importância da hidratação.

Anúncios

Em algumas escolas, como uma da Vila Nova Conceição, até mesmo o cardápio foi adaptado. “Nossa equipe de nutrição está priorizando alimentos leves, saladas e itens que não causem dificuldade de digestão no calor”, afirma a diretora-geral Viviane Flores. A instituição também tem utilizado mais a sua área de bosque, arborizada e ventilada, para realizar atividades.

De maneira geral, as escolas particulares têm enviado comunicados aos pais alertando sobre as condições climáticas e medidas de redução de danos. Nos textos, as instituições reforçam a importância de enviar garrafinhas de água para facilitar o consumo frequente, colocar roupas mais leves nas crianças e passar protetor solar.

O pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, integrante da Academia Americana de Pediatria, diz que esses cuidados são extremamente importantes. Segundo ele, as crianças são mais suscetíveis aos quadros de hipertermia e, principalmente, às queimaduras na pele por causa do sol.

Fonte: R7

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A primavera de 2024 chegou oficialmente neste domingo, 22 de setembro, às 9h44, e trouxe consigo a expectativa de...

Categorias