Anúncios
A forte onda de calor que atinge São Paulo nesta semana não perdoou nem mesmo a cidade mais fria do estado. Conhecida como a ‘Suíça Brasileira’, a cidade de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, registrou recorde histórico de calor nesta terça-feira (14): 31°C.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura registrada nesta terça-feira derruba um recorde que perdurava na cidade há pelo menos 62 anos.
Anúncios
Isso porque, de acordo com os dados da estação meteorológica do Inmet em Campos do Jordão, a maior temperatura já registrada até então era de 30,5°C, atingida no dia 17 de setembro de 1961.
Com isso, além do recorde, é a primeira vez na história que Campos do Jordão, com 1,6 mil metros de altitude, atingiu a casa dos 31°C.
Anúncios
Segundo o Inmet, a temperatura máxima prevista para a cidade nesta terça-feira poderia chegar a 33°C. Nesta quarta (15), feriado da Proclamação da República, a máxima deve ser de 30°C.
Extremos
A temperatura mais alta já registrada em Campos do Jordão acontece cinco meses após a cidade marcar a madrugada mais fria do ano, em junho.
Na ocasião, o próprio Inmet apontou que a cidade jordanense havia registrado uma temperatura mínima de 0,5°C na madrugada do dia 18 de junho.
À época, o frio chegou acompanhado de uma geada, que cobria a vegetação com uma fina camada de gelo pela manhã.
Inverno rigoroso
27 anos após o recorde anterior, Campos do Jordão registrou um recorde totalmente oposto: o de menor temperatura. Foi no inverno de 1988 que a ‘Suíça Brasileira’ registrou uma temperatura de -7,2°C, segundo os dados levantados pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).
O Cptec listou as cinco temperaturas oficiais mais baixas na cidade. A mais baixa foi no inverno de 1988, quando a cidade registrou -7,2°C em junho. Depois, em 1963, quando registrou -6,2°C em maio, seguida do inverno de 1965 e 1973, quando registrou -6°C.
Fonte: G1