25 abril, 2024

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Cai o consumo de cerveja no Brasil; homens bebem três vezes mais que as mulheres, diz IBGE

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Dados divulgados nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) indicam que caiu o consumo de cerveja entre os brasileiros. A pesquisa revela, também, que os homens consomem a bebida três vezes mais que as mulheres.

O levantamento foi realizado entre 2017 e 2018 por meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Foram realizadas entrevistas em 57,9 mil domicílios, sendo que 20,1 mil pessoas foram selecionadas para responder ao bloco de consumo alimentar.

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Entre os principais resultados, a pesquisa mostrou mudanças nos hábitos alimentares no Brasil entre 2009 e 2018. O arroz, feijão e carne se manteve com o principal prato consumido no país. No entanto, caiu a frequência de consumo diário desses alimentos, enquanto aumentou a ingestão de produtos industrializados, indicando perda da qualidade nutricional.

De acordo com a pesquisa, entre 2017 e 2018, a cerveja era consumida diariamente em 3% dos domicílios do país. Dez anos antes, entre 2008 e 2009, esse percentual era de 3,3%, o que indica uma queda de 9 pontos percentuais (p.p.) da média de consumo diário da bebida em dez anos.

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Mais da metade da cerveja consumido pelos brasileiros era comprada e bebida fora de casa (51% do total consumido). Entre os adolescentes, porém, 65,4% do consumo de cerveja ocorria fora do domicílio.

O IBGE destacou que “alto percentual de quantidade consumida fora do domicílio, em relação ao total consumido, também foi observado para as bebidas destiladas (44,1%) e outras bebidas não alcoólicas (40,1%).

Considerando a ingestão diária per capita de cerveja, a média de consumo dos homens foi de 54,5 gramas por dia, contra 16,4 g consumidas pelas mulheres. Ou seja, os homens bebem, três vezes mais cerveja que as mulheres no Brasil.

Menos refrigerante, refrescos e sucos industrializados

A pesquisa mostrou que também caiu no país o consumo de refrigerantes, refrescos e sucos industrializados.

queda no consumo diário de refrigerantes foi de, aproximadamente, 34 pontos percentuais, enquanto o de sucos e refrescos industrializados foi de 42 p.p.

Em 2018, os refrigerantes foram consumidos diariamente em cerca de 16,6% dos domicílios do país. Dez anos antes, esse percentual chegava a 25,2%.

Já o de sucos e refrescos caiu de 7,9% para 4,6% dos domicílios no mesmo período.

Pesquisa mostra mudanças nos hábitos de consumo alimentar dos brasileiros — Foto: Guilherme Pinheiro/Editoria de Arte G1
Pesquisa mostra mudanças nos hábitos de consumo alimentar dos brasileiros (Foto: Guilherme Pinheiro/Editoria de Arte G1)

Fonte: G1

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