13 de janeiro, 2026

Últimas:

Cães ‘superdotados’ aprendem palavras ouvindo conversas de humanos, diz pesquisa

Anúncios

Uma pesquisa publicada na revista Science mostra uma categoria de cães “superdotados”, que consegue aprender palavras apenas escutando conversas alheias ao seu redor. Segundo conclusões dos pesquisadores, esta categoria de animais exibe capacidades similares a uma criança de 1 ano e meio.

“Embora a linguagem seja exclusivamente humana, algumas habilidades cognitivas subjacentes à sua evolução são compartilhadas com outras espécies. Se outras espécies podem usar a fala ouvida por acaso para associar rótulos a objetos, isso sugeriria que elas possuem habilidades sociocognitivas que são funcionalmente semelhantes às usadas por bebês que observam interações”, explica o estudo.

Anúncios

Segundo os pesquisadores, além dos cães com níveis de conhecimento normais, típicos de “cães de família”, existem cachorros com um nível extraordinário de compreensão de palavras.

Para comprovar a inteligência dos cães, a equipe de pesquisadores, com profissionais de Viena e Budapeste, testou a capacidade de dez cães de aprender os nomes de dois brinquedos enquanto seus donos falavam sobre os objetos e os mostravam para outra pessoa. Os animais participaram de sessões de dois minutos ao longo de quatro dias.

Anúncios

Posteriormente, quando o dono pediu ao cão que fosse a outro cômodo procurar o brinquedo, que estava misturado com outros, sete dos dez cães haviam aprendido os nomes e localizavam o objeto.

“Nossos resultados demonstram que os processos sociocognitivos que nos permitem aprender palavras a partir da linguagem falada não são exclusivos dos humanos”, afirmou à agência EFE a cientista Shany Dror, coautora do artigo, da Universidade de Medicina Veterinária de Viena.

Em um segundo desafio, os donos primeiro mostraram o brinquedo ao cão, e depois o colocaram em uma caixa. Os humanos só pronunciavam o nome do brinquedo quando este estava fora do campo de visão dos animais.

Essa estratégia cria uma separação temporária entre ver o objeto e ouvir seu nome, mas a maioria dos dez cães aprendeu os novos nomes com sucesso.

Entre a classe de peludos superinteligentes, estão Miso, um border collie de seis anos do Canadá, que conhece o nome de 200 brinquedos; Bryn, um border collie de onze anos do Reino Unido, que conhece o nome de cerca de cem; e Augie, um labrador de cinco anos e meio dos Estados Unidos.

Ouvir e aprender com as interações verbais humanas pode ter dado aos cães uma vantagem evolutiva, avaliam os pesquisadores. Um ramo de aperfeiçoamento dos estudos será examinar quais são os mecanismos exatos que permitem que cães superdotados aprendam nomes — e em que medida esses mecanismos diferem dos utilizados por crianças pequenas.

Cães ‘superdotados’ aprendem palavras ouvindo conversas de humanos, diz pesquisa (Foto: Claudia Fugazza/Um Só Planeta)

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Solução geoespacial para uso marítimo crítico em segurança estabelece referência global para automação de cartografias náuticas...

Categorias