28 março, 2024

Últimas:

Cães imitam a personalidade dos donos, diz pesquisa

Anúncios

Uma pesquisa de cientistas austríacos afirma confirmar algo que muita gente já diz há algum tempo: os cães desenvolvem uma personalidade parecida com a de seus donos.

Alguns animais expressam a ansiedade e a negatividade dos humanos, enquanto cães tranquilos e amigáveis conseguem ajudá-los a lidar melhor com o estresse.

Anúncios

Os pesquisadores fizeram testes com mais de cem cachorros e seus donos.

Nas análises, mediram os batimentos cardíacos e a resposta a ameaças. Amostras de saliva também foram colhidas para avaliar os níveis de cortisol, considerado o hormônio do estresse – a substância controla nosso biorritmo, reduz inflamações e estimula a imunidade.

Anúncios

Os donos foram então avaliados de acordo com cinco características de personalidade: neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes.

A personalidade dos cachorros também foi avaliada por meio de um questionário aplicado a seus proprietários.

Emoções imitadas

Os cães têm vivido com o homem há mais de 30 mil anos.

Segundo a cientista Iris Schoberl, da Universidade de Viena, no estudo tanto donos como cachorros influenciaram seus respectivos mecanismos de imitação. Mas o ser humano se mostrou mais influente do que o cão.

“Nossos resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse”, disse a cientista à BBC.

Schoberl destacou que os cachorros são sensíveis aos estados emocionais dos seus donos – e podem imitar suas emoções.

De acordo com a nova pesquisa, eles conseguem captar a informação emocional das pessoas e ajustar seu comportamento de acordo com ela.

O estudo foi publicado na revista científica online PLOS ONE.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Setor de máquina e equipamentos registra queda nas vendas

Setor de máquina e equipamentos registra queda nas vendas

28/03/2024

De acordo com o estudo publicado, tanto na comparação mensal, com ajuste sazonal (-0,3%), quanto interanual...

Categorias