Cadela ‘mais inteligente do mundo’ morre aos 15 anos

Chaser, uma border collie conhecido como “animal canino mais inteligente do mundo”, morreu “de causas naturais” na semana passada aos 15 anos.

“Estamos tristes ao informar que no dia 23 de julho Chaser bateu as suas asas”, escreveu a família que criou o animal em um rancho na cidade de Spartanburg (Carolina do Sul, EUA) na última sexta-feira (26/7). “Sua passagem foi serena, bonita e tranquila”, acrescentou o comunicado.

A cadela foi dada de presente ao psicólogo John Pilley em 2004 pela esposa, de acordo como a emissora WYFF4. Pilley decidiu treiná-la. As “aulas” diárias duravam 5 horas, durante três anos. Pilley morreu em 2018, aos 89 anos.

Geralmente, border collies são treinados para controlar rebanhos, mas Chaser ficou conhecida por “outro rebanho”. A cadela foi treinada e se tornou capaz de conhecer pelo nome mais de mil brinquedos, incluindo centenas de bichos de pelúcia.

O psicólogo dizia o nome de um objeto cerca de 40 vezes e incentiva Chaser a identificá-lo em uma pilha de brinquedos – entre pelúcias, bolas, discos de frisbee e outros artigos de plástico.

“Gostaríamos que as pessoas entendessem que Chaser não é uma cadela única. O treinamento dela é que era único”, disse uma das filhas de Pilley.

A cadela começou aos 5 meses a entender que objetos têm nome. O animal também conhecia nomes como “casa”, “bola” e “árvore”, verbos e advérbios.

John Pilley e Chaser
John Pilley e Chaser (Foto: Reprodução/Facebook(Chaser the Border Collie)
Chaser praticando com Pileey sua incrível memória
Chaser praticando com Pileey sua incrível memória (Foto: Reprodução/Facebook(Chaser the Border Collie)
Chaser (Foto: Reprodução/Facebook(Chaser the Border Collie)
Chaser conhecia o nome de 1.22 objetos, especialmente bichos de pelúcia
Chaser conhecia o nome de 1.22 objetos, especialmente bichos de pelúcia (Foto: Reprodução/Facebook(Chaser the Border Collie)

No reino animal não se tem notícia de memória tão prodigiosa.

Chaser virou celebridade nos EUA e foi “dar entrevista” em vários programas de televisão no país.

Chaser com o jornalista Anderson Cooper, da CNN
Chaser com o jornalista Anderson Cooper, da CNN (Foto: Reprodução/Facebook(Chaser the Border Collie)

Uma parte de rua em Spartanburg será rebatizada em homenagem à cadela, sendo chamada Chaser the Border Collie Boulevard.

Fonte: Extra

Últimas

Botucatu: Obituário 26 de setembro

26 set 2021

Maria de Lourdes Miranda Barcellos – 93 anos Sepultamento 28/09/21 às 17h no Crematório Memorial Botucatu...

Categorias

Scroll Up