Anúncios
Você já deve ter ouvido alguém dizer que os animais absorvem muito do humor e da energia do dono. Uma pesquisa veio para provar que isso pode ser bem real: estes animais reconhecem expressões emocionais de raiva e alegria em humanos e em outros cães.
A conclusão veio da pesquisa da bióloga Natalia de Souza Albuquerque, do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo. Antes do estudo, acreditava-se que apenas os humanos eram capazes da diferenciação emocional entre espécies.
Anúncios
A pesquisadora utilizou cães não treinados e que nunca tiveram contato com os estímulos utilizados. O estudo analisou o comportamento de 17 cães, individualmente.
Segurado por uma treinadora que não interagia com ele, o cachorro ficava diante de duas telas: uma exibia uma face (humana ou de cachorro) expressando raiva; a outra mostrava o mesmo rosto com alegria. O experimento utilizou também estímulos sonoros.
Anúncios
A partir disso, percebeu-se que os bichos associavam os sons às imagens. Diante de um som positivo, eles passavam mais tempo olhando para a imagem correspondente a essa emoção, reconhecendo o conteúdo do estímulo.
Para a bióloga, essa habilidade seria própria dos cachorros e muito vantajosa para o estabelecimento e a permanência das relações com os seres humanos, bem como para a identificação de pessoas amigáveis ou não.
Fonte: Yahoo!