09 de novembro, 2025

Últimas:

Cachorra abandonada ao lado de placa ‘Alguém me adote’ é resgatada por mulher em Botucatu

Anúncios

O que era para ser mais um caso triste de abandono de animais acabou tendo um final feliz nesta quinta-feira (21). Uma cachorra vira-lata foi deixada na principal rua comercial de Botucatu (SP), enrolada em panos, e ao lado de uma placa escrita à mão com os dizeres: “Alguém me adote?”.

Uma auxiliar de enfermagem que passava pela Rua Amando de Barros na manhã desta quarta viu o recado, ficou sabendo com pessoas da região que o animal estava ali provavelmente desde a madrugada, e resolveu fazer o resgate.

Anúncios

A cachorra estava desidratada e com um foco de infecção. Por isso, a mulher, que pediu para ter a identidade preservada, pediu ajuda a uma organização não-governamental (ONG) que cuida de animais para buscar tratamento. O que era para ser apenas um resgate, virou adoção.

“Quando passei logo vi um ‘bolinho’ de cachorro jogado no chão. Não podia deixá-la ali e resolvi pegar pra ajudar. Mas vou ficar com ela, todos precisam de um lar”, disse a auxiliar de enfermagem.

Anúncios

A veterinária Lygia Karla Francelino examina a cachorra, que chegou desidratada e com foco de infecção (Foto: Robson Marques Joaquim/ONG Mãos e Patas)

A cachorra passou por atendimento veterinário, tomou soro para amenizar a desidratação, foi alimentada e fez exames para identificar a infecção, provavelmente uma piometra, que atinge o útero e é tratada com antibióticos e cirurgia.

Antes mesmo de chegar ao seu novo lar, a cachorrinha, que deve ter pouco mais de um ano de idade, já ganhou o nome de Lídia Flores, uma escolha do filho da auxiliar de enfermagem, segundo ele, em homenagem a uma carismática personagem de jogos de computador.

Abandono é crime

Apesar do final feliz na história de Lídia Flores, Robson Marques Joaquim, presidente da ONG Mãos e Patas, lembra que abandono de animais é crime federal e merece ser punido.

Por isso, está procurando comerciantes da região da Rua Amando de Barros para tentar, através de câmeras de segurança, identificar quem abandonou o animal naquele local.

“Temos de responsabilizar quem fez isso [abandono]. Faremos boletim de ocorrência no âmbito da Polícia Civil e também no da Polícia Ambiental, e esperamos que o processo, que vai correr nas duas instâncias, possa punir quem cometeu esse crime”, disse o dirigente da ONG.

Ele explica que a Câmara de Vereadores de Botucatu deve apreciar em breve um projeto de lei para que o abandono de animais também seja um crime municipal, com penas mais duras aos infratores.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Um homem de 37 anos foi morto enforcado por outro preso com quem dividia a cela na Penitenciária 1...

Categorias