Anúncios
Um caça F-18 da Força Aérea da Espanha fez uma manobra evasiva de emergência e passou a poucos metros de banhistas em Gijón, no norte do país, no último domingo (27), assustando a multidão que assistia ao evento.
Segundo o Ministério da Defesa espanhol, a manobra foi feita para desviar a trajetória da aeronave de um bando de pássaros que passava pelo local.
Anúncios
Veja o vídeo.
Footage of a Spanish Air Force EF-18 Hornet nearly crashing during a demonstration at Gijón Air Festival yesterday. pic.twitter.com/5jKT0Yblp0
— OSINTtechnical (@Osinttechnical) July 28, 2025
Em diversos vídeos que circulam pelas redes sociais é possível ver que o caça mergulha em direção à praia e perde estabilidade, recuperando-se poucos metros acima do mar.
Anúncios
“Como vocês viram, um dos nossos caças F-18 realizou uma manobra evasiva após detectar um bando de pássaros em seu caminho. Essa ação faz parte do protocolo usual para preservar a integridade do piloto e a segurança do público”, diz um comunicado da Força Aérea publicado na rede social X.
“Nossos aviadores são treinados para reagir em milissegundos a qualquer imprevisto. Neste caso, o piloto agiu com rapidez e profissionalismo exemplares, evitando um possível impacto sem comprometer a exibição.”
O F-18 Hornet é uma família de caças desenvolvido pela McDonnell Douglas (que seria comprada pela Boeing) para uso da Marinha e dos Fuzileiros Navais dos EUA. Os aviões são bimotor e capazes de decolar de porta-aviões.
O primeiro voo do modelo ocorreu em 1978, e ele entrou em operação cinco anos mais tarde. Além dos EUA, outros sete países utilizam os F-18 ou alguma variante posterior do modelo em suas forças aéreas.

Fonte: G1