12 de novembro, 2024

Últimas:

Busca na Grécia por centenas de pessoas em naufrágio entra no 3º dia

Anúncios

A guarda costeira da Grécia começou o terceiro dia de buscas nesta sexta-feira (16) no Mar Mediterrâneo onde um barco lotado de migrantes afundou na manhã de quarta. Até o momento, 78 pessoas morreram no acidente, enquanto 104 foram resgatadas.

Segundo a Organização Internacional para Migração, a agência de migração da ONU, o barco transportava cerca de 750 pessoas. Já a guarda costeira da Grécia estima um número menor, de 300 migrantes.

Anúncios

O naufrágio aconteceu nas águas internacionais do Mar Egeu, perto da península grega do Peloponeso. O barco transportava migrantes que viajavam da Líbia à Itália.

A Guarda Costeira informou que um avião de vigilância da agência europeia Frontex detectou a presença da embarcação na tarde de terça, mas que os passageiros “recusaram ajuda”.

Anúncios

A Grécia, Itália e Espanha são os principais destinos de dezenas de milhares de pessoas que tentam chegar à Europa a partir da África e do Oriente Médio.

O naufrágio aconteceu nas águas internacionais do Mar Jônico, perto da península grega do Peloponeso — Foto: Guarda Costeira da Grécia
O naufrágio aconteceu nas águas internacionais do Mar Jônico, perto da península grega do Peloponeso (Foto: Guarda Costeira da Grécia)

A polícia grega prendeu nove homens – todos do Egito e com idades entre 20 e 40 anos – por serem os possíveis responsáveis do naufrágio.

O porta-voz da guarda costeira Nikos Alexiou, citando relatos de sobreviventes, disse que os passageiros no porão do barco eram também mulheres e crianças.

Funcionários de um necrotério estatal nos arredores de Atenas fotografaram os rostos das vítimas e coletaram amostras de DNA para iniciar o processo de identificação.

A maioria dos sobreviventes foi transferida nesta sexta do porto de Kalamata, no sul da Grécia – onde parentes também se reuniram para procurar seus familiares – para abrigos de migrantes perto de Atenas.

Papa presta condolências

O Papa Francisco usou as redes sociais nesta sexta para prestar condolências aos migrantes que estavam no barco.

“Sinto grande dor pela morte dos migrantes, incluindo muitas crianças, no naufrágio no Mar Egeu. Devemos fazer todo o possível para que os migrantes que fogem da guerra e da pobreza não encontrem a morte enquanto buscam um futuro de esperança (veja o post abaixo)”.

Papa prestou homenagem as crianças desaparecidas do naufrágio (Foto: Reprodução/Twitter)

Fonte: Agências

Talvez te interesse

Últimas

Em encontro promovido pela C21, arquitetos, urbanistas e desenvolvedores apresentam experiências de diversas cidades do mundo que poderiam ser replicadas...

Categorias