19 abril, 2024

Últimas:

Buenos Aires isola bairro na periferia para conter transmissões do coronavírus

Anúncios

O Villa Azul, um bairro popular na periferia de Buenos Aires e foco do contágio da Covid-19, tornou-se o primeiro assentamento informal isolado pelas autoridades que tentam impedir a propagação do novo coronavírus na Argentina nesta segunda-feira (25).

“Hoje se considera todo o bairro ‘contato estreito’, motivo pelo qual foi cercado pelas forças de segurança”, disse à agência France Presse uma fonte da província de Buenos Aires.

Anúncios

Ninguém pode sair, salvo por motivos sanitários. O Estado procura dar toda a contenção possível”, acrescentou.

A 17 km ao sul de Buenos Aires, no bairro de cerca de 3 mil habitantes em ruas estreitas e com moradias muito precárias, 53 casos de Covid-19 foram confirmados, enquanto outros 50 estão em avaliação.

Anúncios

Cercas foram colocadas em cada via de acesso para impedir a saída e entrada de vizinhos pelos próximos 15 dias, cobrindo um perímetro de cerca de 12 hectares.

O objetivo é impedir que o coronavírus atravesse a rodovia e entre na vizinha Villa Itatí, onde vivem outras 16 mil pessoas.

Vulnerabilidade na periferia

Moradores de Villa Azul, na Argentina, vivem em condições precárias. Bairro foi isolado nesta segunda (25) — Foto: Juan Mabromata/AFP
Moradores de Villa Azul, na Argentina, vivem em condições precárias. Bairro foi isolado nesta segunda (25) (Fotos: Reprodução)

Villa Azul, entre as localidades de Avellaneda e Quilmes, é um dos 1,8 mil bairros e assentamentos vulneráveis, quase sem serviços públicos, que abrigam mais de 3 milhões de pessoas nos arredores de Buenos Aires.

A esta população se somam outras 350 mil pessoas que vivem em vilarejos de emergência dentro da capital argentina e onde, há duas semanas, em meio a um prolongado corte de água, foi desencadeada uma onda de contágios, forçando a flexibilização da quarentena na cidade.

Entre a capital e a província de Buenos Aires se concentram 80% das 12.063 dos contágios no país, dos quais 456 morreram e 3.999 se recuperaram.

Policial vigia cerca montada ao redor de bairro na periferia de Buenos Aires, na Argentina — Foto: Juan Mabromata/AFP
Policial vigia cerca montada ao redor de bairro na periferia de Buenos Aires, na Argentina (Foto: Reprodução)

“O principal é conter o foco epidemiológico. É muito complicado, é um pouco incômodo para os moradores, e a angústia por não saber como isso vai evoluir é compreensível. O importante é levar tranquilidade”, disse o ministro da Segurança de Buenos Aires, Sergio Berni, responsável pela operação em Villa Azul, organizada em três turnos de 100 agentes cada.

As autoridades garantem que entregarão alimentos, remédios e produtos de limpeza e de higiene pessoal a todos os moradores, mas muitos ainda não sabem disso ou desconfiam.

Esses bairros periféricos, onde o isolamento social casa por casa é impraticável devido à superlotação e à pobreza, tornaram-se o principal foco do governo do presidente Alberto Fernández, que declarou quarentena em 20 de março e no sábado a prolongou até 7 de junho.

O presidente alertou que “não há histórico [de como tratar esses bairros] porque na Europa e nos Estados Unidos não há bairros populares como existem na Argentina ou na América Latina”.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Ação contra a dengue neste domingo será em três bairros do Setor Sul da Cidade

19/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Botucatu, através...

Categorias