Anúncios
Gabriel Bá (e) e Fábio Moon durante o lançamento da HQ ‘Dois Irmãos’ em Manaus (Foto: Sérgio Rodrigues/G1)
Os brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá ganharam o “Oscar dos quadrinhos” neste sábado (23), em San Diego, durante a Comic-Con 2016, nos Estados Unidos. Eles foram premiados na categoria “melhor adaptação de outro meio” do Eisner Awards com a HQ Dois Irmãos, uma adaptação da obra do escritor amazonense Milton Hatoum.
Os irmãos gêmeos já haviam ganhado juntos o prêmio Eisner em 2011 pela obra “Daytripper” e também já levaram para casa um Jabuti pela adaptação de “O Alienista” , de Machado de Assis.
Anúncios
Importância de Milton Hatoum
Durante a apresentação da obra em Manaus, em 2015, Gabriel Bá disse que a cooperação com o autor Milton Hatoum foi essencial para que os autores pudessem desenhar a cidade como era no século 20, época em que se passa a narativa.
Anúncios
“Nos encontramos com ele diversas vezes, tanto para nos auxiliar nos desenhos, como para nos dar conselhos sobre a cidade e as coisas que já não existem atualmente. Também viemos à cidade para pesquisar e usamos a página do facebook ‘Manaus de Antigamente’, onde encontramos muitas fotos úteis”, disse o autor.
Fábio Moon declarou que um dos maiores desafios da adaptação de uma obra complexa como o romance de Hatoum é a paciência. Todo o trabalho de adaptação demorou cerca de quatro anos.
“Ler quadrinho é muito rápido e prazeroso, mas fazer quadrinhos é muito demorado. Então, tivemos que encontar elementos constantemente durante o processo que nos mantivesse inspiados e animados sem comprometer a qualidade da obra, os detahes e as densidades dos personagens”, contou.