Anúncios
Um brasileiro fez história na ultramaratona do Alasca. Debaixo de uma temperatura de quase 40 graus negativos, o baiano Joilson Ferreira, o Jabá, radicado em Piracicaba (interior de São Paulo), concluiu nesta sexta-feira o trajeto de 320 quilômetros na neve em 3 dias, 18 horas e 54 minutos para vencer na categoria corrida. Fazia dois anos que ninguém completava a prova.
– É uma loucura, ainda não caiu a ficha. Eu cheguei aqui com o objetivo de apenas completar a prova e superei minhas próprias expectativas. Foi uma experiência incrível e ainda nem acredito que eu conquistei – comemorou Jabá, por telefone, direto do Alasca, onde ainda passará alguns dias antes de retornar ao Brasil.
Anúncios
Durante o percurso, Jabá conta que dormiu apenas uma vez por 1h30. No restante do tempo, alternou o ritmo para não se render ao cansaço.
Além das condições climáticas desfavoráveis para alguém acostumado com o calor, ele teve de carregar um trenó de 43 quilos, onde levava todo o material necessário para a prova, como comida, água, barraca e roupas especiais.
Anúncios
A preparação para a prova contou com treinos de 140 a 150 quilômetros por semana, quase sempre arrastando um pneu de 13 quilos e em superfícies com subidas e descidas para simular o ambiente, além de uma adaptação climática desde o início de fevereiro.
Para ter o direito de participar da ultramaratona do Alasca, Jabá conseguiu o índice na Arrowhead, com 217 km na neve de Minnesota. Ele também já participou algumas vezes da BR-135 milhas e se aventurou na Badwater, com temperaturas superiores a 45 graus no deserto da Califórnia.
Fonte: G1