28 março, 2024

Últimas:

Brasileira formada no Bolshoi em SC vence concurso mundial de dança

Anúncios

Amanda venceu outros 140 bailarinos do mundo todo na Bulgária (Foto: Bolshoi do Brasil/Divulgação)

A bailarina Amanda Gomes, formada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville, no Norte de Santa Catarina, é a vencedora do The Varna International Ballet Competition, na Bulgária, considerado o maior concurso de dança do mundo. Amanda concorreu com 140 bailarinos do mundo inteiro e o resultado foi divulgado nesta quinta-feira (28).

Com a vitória, ela passa a integrar a galeria formada por ícones da dança, vencedores da competição em anos anteriores, como Ekaterina Maximova, em 1964, Mikhail Baryshnikov, em  1966, Eva Evdokimova, em 1970, Sylvie Guillem, em 1983, Manuel Legris, em 1984, Aurélie Dupont, em 1992, e Ivan Vasiliev, em 2006.

Anúncios

Segundo a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a The Varna International Ballet Competition foi criada em 1964 e é a mais antiga competição da história da dança. O concurso ocorre a cada dois anos e é composto de três etapas. A primeira consiste na apresentação de uma variação de balé de repertório e nas duas etapas finais são exibidas uma variação de balé clássico e uma coreografia contemporânea. Este ano, as provas ocorreram de 15 a 27 de julho.

Carreira vitoriosa

Anúncios

Natural de Goiânia, a bailarina, de 21 anos, tem 16 de carreira e, atualmente, é solista da Ópera de Kazan, na Rússia. Antes, foi bailarina da Cia. Jovem Bolshoi Brasil durante dois anos. Amanda chegou a Joinville aos 10 anos com a família para estudar balé. Atualmente, tem no currículo vitórias nos concursos mais importantes do mundo, como nos EUA, Turquia, Rússia e agora na Bulgária.

Amanda se formou na Escola Bolshoi do Brasil, em Joinville (Foto: Bolshoi do Brasil/Divulgação)Amanda se formou na Escola Bolshoi do Brasil, em Joinville (Foto: Bolshoi do Brasil/Divulgação)

“Estamos muito orgulhosos. Nessa hora, sentimos o conforto pela determinação dela, por todo esforço, pelo sacrifício da distância, e por todos os obstáculos que enfrentou para chegar até lá. Estivemos com ela em pensamento todo esse tempo, e a felicidade é indescritível”, declarou a mãe da bailarina, Polyana Gomes. Segundo a Escola de Teatro Bolshoi, Amanda é natural de Goiânia.

Além da medalha de ouro, Amanda participará de uma apresentação de gala com os premiados no concurso. Ela estará ainda em uma apresentação de gala no “Sofia National Opera and Ballet”, na temporada 2016/2017. 

Em Joinville, a Escola do Teatro Bolshoi atua há 16 anos e atualmente tem 232 alunos, de 22 estados brasileiros. Desde 2012, 100% dos estudantes têm bolsa de estudos com cobertura total dos custos.

Fonte: G1

Últimas

Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa

Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa

28/03/2024

Páscoa deste ano deve gerar 43 mil vagas temporárias no Brasil, número 6% superior ao registrado...

Categorias