28 março, 2024

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Soluções tecnológicas ampliam eficiência de grupo de supermercados de SC

Soluções tecnológicas ampliam eficiência de grupo de supermercados de SC

A Workconnect, empresa provedora de soluções de tecnologia, implementou mais de 700 câmeras com Inteligência Artificial, sistema de CFTV e o serviço de Fiscal Remoto® nas 66 lojas do Grupo Koch, ajudando a reduzir ocorrências de delitos e perda de itens do estoque, além de aumentar a eficiência operacional à frente de caixa. As soluções são produzidas pela Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 48 anos de história.

Desde o início do atendimento ao Grupo Koch, que ocorreu em meados de 2015, houve aumento de 9% no índice de satisfação dos clientes e redução do tempo médio de duração do atendimento para 24 segundos, ante a média de 60 segundos que eram registrados antes da implementação do serviço remoto de fiscalização.

“Nós, do grupo Koch, trabalhamos continuamente em busca de novas tecnologias que facilitem a vida de nossos colaboradores e clientes. A todo momento somos surpreendidos com novos recursos, que contribuem para que a equipe de prevenção e perdas garanta maior produtividade, evitando contratempos, problemas com logística e até mesmo desperdícios. Contar com parceiros como a Workconnect e a Intelbras colabora para a excelência de nossos serviços”, afirma Katia Meyer, coordenadora de prevenção do Grupo Koch.

Soluções empregadas

No âmbito de segurança eletrônica, as 63 lojas contam com cerca de 150 câmeras instaladas em cada unidade. Os equipamentos estão estrategicamente posicionados para facilitar as operações do Grupo Koch. Entre as câmeras com funcionalidades especiais, destacam-se os modelos com leitura de placas (LPR), ou com reconhecimento facial instalados na entrada das lojas, as câmeras com visão panorâmica e as com zoom motorizado para produtos de alto risco (PAR), além das câmeras com inteligência artificial para áreas externas com cercas virtuais.

“O grupo Koch está sempre em busca de novas tecnologias, e a Intelbras trabalha continuamente lançando produtos que se adaptam às novas necessidades dos clientes. Cabe a nós, como empresa prestadora de serviços, conseguir unir essas duas abordagens para entregar a melhor solução possível para as lojas novas. Inovação, com certeza, é a palavra certa para definir o desafio a cada nova loja implementada pela empresa”, afirma Thiago Cury, gerente de projetos da Workconnect.

Além do sistema de CFTV, as lojas têm um sistema de alarme de intrusão com sensores antimascaramento, sensores magnéticos, sensores de barreira de oito feixes para portas, sensores de três feixes para telhados e sensores sísmicos para cofres. Todas as anomalias são reportadas a uma central de controle e operações (CCO), que trabalha 24 horas por dia, todos os dias do ano, com operadores treinados. Atualmente, a CCO gerencia todas as oito mil câmeras e 2.700 sensores de alarme de intrusão, com os dados sendo tratados pelo software VMS Defense IA, que gera logs estatísticos para melhorar as operações do Grupo Koch.

No âmbito da eficiência operacional, destaca-se o sistema implementado em todas as 63 lojas do Grupo Koch. Há uma central de atendimento dedicada para que os operadores de caixa façam suas operações especiais nos pontos de venda (PDVs), como cancelamento de item, cancelamento de cupom, multiplicação, etc. Por meio de central que contém em torno de quinze pessoas dedicadas, o sistema atende 1.400 PDVs. Todos esses pontos contam com uma câmera exclusiva e um telefone IP GbE da Intelbras.

“Utilizamos diversas soluções da Intelbras, todas fáceis de configurar, com interfaces amigáveis e tutoriais e manuais de fácil acesso. A instalação e facilidade de gerir as soluções foram fator decisivo para que o projeto fosse executado com sucesso. Além disso, em caso de qualquer necessidade de suporte, a companhia tem uma central de atendimento”, complementa Cury.

Resultados conquistados

As soluções da Workconnect e da Intelbras trouxeram amplos benefícios para a operação do Koch. Além da redução do tempo de atendimento, outros indicadores contribuíram para a considerável melhora na satisfação do cliente. Entre eles, está a redução do tempo de espera do cliente no PDV (Ponto de Venda) e a média de atendimento de 870 mil ligações de suporte em 2022, ante 1.5 milhão de ligações registradas no período de 2023.

Também foi identificada uma queda na incidência de fraudes e conluio. Nas operações internas, a empresa conseguiu registrar redução de 5% na perda não identificada de itens, com maior controle dos produtos e cupons fiscais cancelados, além de mais assertividade de produtos múltiplos registrados no PDV, garantindo um melhor controle e uma exposição mais assertiva dos produtos, a fim de potencializar as vendas da rede de supermercados.

“A Intelbras é reconhecida como uma empresa desenvolvedora de soluções tecnológicas que atendam às necessidades específicas dos clientes. Os resultados da parceria com o Grupo Koch mostram que estamos no caminho certo e cumprindo com o que planejamos”, afirma Raphael Rabello, gerente sênior de vendas da área de soluções e projetos da Intelbras. 

Extensão da parceria

A parceria entre as empresas foi tão exitosa que será estendida. “Há vários projetos em andamento: lojas novas, aprimoramento de operações, controles de acessos com gerenciamento centralizado, entre outros. Atualmente, não vemos outro fabricante cumprir o papel que a Intelbras cumpre nas necessidades do Koch. Essa parceria tem tudo para seguir por muito tempo”, finaliza o gerente da Workconnect.

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