Avião faz pouso de barriga no aeroporto de Manaus

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Um avião fez um pouso de barriga no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus, logo após a decolagem, na tarde deste sábado (15). Duas pessoas tiveram ferimentos leves.

A aeronave de modelo ATR 42, prefixo PR-MPN, seguia para a cidade de Carauari, no interior do estado, quando apresentou problemas e precisou retornar para pouso de emergência.

A aterrissagem ocorreu às 12h08 (13h08 pelo horário de Brasília), segundo informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A empresa MAP Linhas Aéreas informou que duas pessoas tiveram ferimentos leves “em decorrência da pressa em sair da aeronave”. O avião tinha 34 passageiros a bordo.

Por conta do problema, os procedimentos de pouso e decolagem ficaram suspensos por mais de seis horas. Ao menos seis voos haviam sido afetados até as 18 horas.

Pânico e correria

O estudante Darlem Maia, de 24 anos, estava no voo. Ele disse que a aeronave começou a balançar e a dar sinais de pane.

“Algo apitou, deu um sinal de alerta, mas em nenhum momento, os funcionários alertaram os passageiros de que a gente estava em risco e de que a gente poderia cair. As pessoas começaram a dizer que a gente ia cair no rio, mas deu tempo de voltar”, relatou.

Ainda segundo Maia, houve pânico e correria de passageiros tentando sair da aeronave. “Com a queda, houve muito pânico. O avião começou a apresentar sinais de incêndio. Houve empurrões, crianças chorando, mulheres gritando, desmaios”, disse.

“A gente caiu, literalmente, de barriga no chão”, acrescentou o passageiro.

O técnico em eletrotécnica Jonas Sobrinho estava no saguão do aeroporto à espera do embarque de familiares, quando percebeu fumaça na pista.

“Eu estava esperando o voo da minha família decolar. Estávamos observando lá do saguão. Quando o avião decolou, percebemos que ele fez o retorno. Quando pousou, aparentemente, sem o trem de pouso, ele veio deslizando com fumaça, levantando ao redor do avião. Em seguida, o avião parou, abriu a porta e o pessoal saiu correndo”, disse à Rede Amazônica.

Pouso ‘bem sucedido’

Um avião pousa de barriga quando a tripulação não consegue abaixar o trem de pouso. A MAP disse, em nota, que o pouso de emergência foi bem sucedido.

As circunstâncias para o incidente ter acontecido serão investigadas pelo Cenipa, órgão da Aeronáutica.

Avisão pousou de barriga no aeroporto de Manaus — Foto: Darlem Maia/Arquivo Pessoal
Avião pousou de barriga no aeroporto de Manaus (Fotos: Darlem Maia/Arquivo Pessoal)

Fonte: G1

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes