Anúncios
A maior rivalidade sul-americana ganha mais um capítulo de caráter decisivo. Com a vitória dramática do Brasil sobre o Canadá por 86 a 76, na noite deste sábado, no ginásio Geraldão, no Recife, a seleção fará a final da Copa América de Basquete contra a Argentina, no domingo.
Em jogo, o pentacampeonato brasileiro ou o tri argentino. A partida será às 20h40 e terá transmissão do Sportv. Às 17h10, Estados Unidos e Canadá fazem a decisão do terceiro lugar.
Anúncios
A vitória sobre os canadenses teve muita tensão. O Brasil dominou os três primeiros quartos, mas teve um apagão no início do quarto em que levou a virada, perdendo uma vantagem de 13 pontos. Faltando três minutos, apoiados pela torcida que encheu o ginásio, os jogadores brasileiros se recuperaram após pedido de tempo do técnico Gustavo de Conti.
Léo Meindl foi o cestinha brasileiro, com 19 pontos, e eleito o melhor jogador da partida. Jahvon Henry-Blair foi o maior pontuador do duelo, com 24.
Anúncios
Primeiro quarto
A seleção teve Benite como titular pela primeira vez nesta Copa América. E ele mostrou serviço desde o início, com ritmo forte de marcação e mão certeira no ataque – anotou 11 pontos, com duas bolas de três acertadas. Inclusive, o Brasil começou bem nos arremessos do perímetro, anotando 5 de 10.
Fortemente marcado – principalmente no 1 a 1 com Léo Meindl -, o destaque do Canadá, Dalano Banton, ficou restrito a 4 pontos. A seleção finalizou o quarto vencendo por 24 a 20.
Segundo quarto
No segundo quarto, o Canadá achou caminhos com outros jogadores e virou para 27 a 26. Mas o Brasil se recuperou após pedido de tempo com jogada no garrafão de Mariano e duas bolas bem trabalhadas que renderam arremessos de três, com Meindl e Huertas – 34 a 27.
O Brasil seguiu crescendo, com direito a toco de Mariano em Pandi e ponte aérea de Huertas com Felício. A vantagem só não cresceu muito porque as bolas de três pararam de cair – mas o trabalho no garrafão ofensivo foi bem feito com Felício e Mariano, e a seleção foi para o intervalo com 44 a 34 no placar.
Destaque também para Didi Louzada, que pegou 4 rebotes ofensivos após erros de arremessos brasileiros do perímetro.
Terceiro quarto
O terceiro quarto foi de altos e baixos do Brasil, que tentou ampliar vantagem desde o início, mas esbarrou em erros de posse de bola. Como o trabalho defensivo continuou bem feito, o Canadá seguiu com dificuldades e não conseguiu encostar.
O time foi para o último quarto com moral após linda jogada de Yago. Ele fintou a marcação com um crossover, fez o stepback e arremessou de três pontos no último segundo. Torcida foi ao delírio e a seleção finalizou o período com 67 a 54.
Quarto quarto
Brasil começou mal o último quarto e o Canadá diminuiu a vantagem para 67 a 62 com duas bolas de três consecutivas. O técnico Gustavo De Conti pediu tempo e o time acordou, mas os canadenses seguiram em rimo forte e foram diminuindo pouco a pouco a diferença até virar o placar: 76 a 74, impulsionado principalmente por arremessos de três pontos.
Após novo pedido de tempo, o Brasil voltou a pontuar e marcar forte faltando três minutos. A torcida incendiou o ginásio e a seleção fez 80 a 76. Toco de Felício e enterrada de Lucas Dias na sequência, além de roubo de bola de Lucas Mariano em reposição do Canadá sacramentaram a vitória.
Argentina vence Estados Unidos
A Argentina bateu os Estados Unidos por 82 a 73, em uma partida equilibrada, mas que os hermanos mantiveram-se na frente durante boa parte dos 40 minutos. Cestinha da Copa América, o ala Gabriel Deck comandou a vitória com 30 pontos e 7 rebotes. O armador Nicolás Laprovittola anotou 18 e 6 rebotes. Pelo lado norte-americano, o armador Norris Cole foi o maior pontuador, com 18.
Fonte: G1